Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A morte do “Crocodilo de Hitler”

25 de maio de 2020
Aos 84 anos, morreu na manhã do último sábado, dia 23, o crocodilo Saturno, uma das principais atrações do Zoológico de Moscou. “Ele viu muitos de nós quando éramos crianças. Esperamos não o ter desiludido”, escreveu a direção da instituição no comunicado com a notícia. Saturno ficou mundialmente conhecido como “Crocodilo de Hitler” e há por trás desse apelido uma história bastante curiosa.

Saturno nasceu no Mississipi, Estados Unidos, e foi dado de presente ainda bebê ao Jardim Zoológico de Berlim em 1936. Há uma lenda que ele teria sido dado de presente a Adolf Hitler, o que não era verdade. Um artigo daquela época escrito pelo russo Boris Akunin deixava a entender até que ele era uma espécie de animal de estimação do ditador alemão. Hitler gostava de animais e visitou o Zoológico algumas vezes. Só isso.

Crocodilo passou três anos desaparecido

Zoológico de Moscou

Na noite de 22 para 23 de novembro de 1943, a capital alemã foi bombardeada e o zoológico, destruído. Dos 16 mil animais, apenas 96 escaparam das bombas. Saturno, de 200 quilos, conseguiu escapar e só foi encontrado três anos depois por soldados britânicos. Foram os britânicos que entregaram o crocodilo aos moscovitas 74 anos atrás. Inicialmente ele era conhecido como “Hitler”, mas depois foi batizado como Saturno.

Fundado em 1864, o Zoológico de Moscou é o mais antigo da Europa e tem atualmente 8 mil animais de 1.000 diferentes espécies.

Saturno será embalsamado e ficará em exposição no Museu de Biologia de Moscou

Leia a história do Zoológico de Varsóvia clicando aqui

 
Adolf Hitler tinha planos malucos envolvendo animais. Ele contratou os irmãos zoólogos Lutz e Heinz Heck para recriar espécies extintas, como os auroques e os tarpãs. Ouça agora o boletim do biólogo Guilherme Domenichelli, criador do canal Animal TV, exibido no “Você é Curioso?” (30/05/2020):

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This