10 discursos que mudaram o mundo

14 de fevereiro de 2013

Faz quase 2.500 anos que a humanidade sabe que o discurso é uma arma poderosa. Foi Aristóteles quem primeiro estudou as técnicas do discurso de persuasão, que move multidões e altera o rumo de nações. Seu pupilo Alexandre (que mais tarde seria conhecido como “o Grande”) provou a tese de Aristóteles ao usar os artifícios do discurso para construir um dos mais grandiosos impérios da história.
O Blog do Curioso selecionou 10 grandes discursos que provam que a palavra pode, sim, mudar o mundo.
1. Alexandre, o Grande (326 .a.C.)

Em 335 a.C., Alexandre, rei da Macedônia, começou a pôr em prática seu plano de conquistar parte do território grego. Após 10 anos de batalhas, ele conseguiu a posse de terras na Grécia e no Egito. Alexandre não ficou satisfeito e decidiu partir para a região das Índias, em busca de mais conquistas. Para motivar seus soldados, que ansiavam por voltar para suas casas, o monarca proferiu discursos com técnicas de oratória aprendidas com Aristóteles. Deu certo: a tropa de Alexandre foi convencida de que, para o bem do império, o melhor a fazer era partir em busca de novas vitórias.
2. Theodore Roosevelt (1883)

Theodore Roosevelt proferiu seu mais famoso discurso 18 anos antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos, em 1901. O então deputado estadual de Nova York expôs os motivos pelos quais todos os homens deveriam participar da política, teoria que serviria de base para o conceito moderno de democracia. Segundo as palavras de Roosevelt, a falta de tempo não era desculpa válida: todo homem deveria reservar um espaço para cuidar das questões políticas da sociedade em que está inserido.
3. Hitler (1933)

Apesar da série de crimes praticados contra a humanidade, é inegável que Hitler era um mestre na arte da oratória. Em seu discurso de posse depois de ser eleito chanceler da Alemanha, Hitler proclamou que o nazismo não deveria ser encarado como uma plataforma política, mas como uma fé política: “A Alemanha precisa de um líder em quem ela possa ter fé; nada além disso”. Quando terminou, foi ovacionado pelo público, que acreditava que o ditador teria a solução para a crise econômica que assolava a Europa.
4. Winston Churchill (1940)

O ex-primeiro ministro da Inglaterra foi um dos grandes oradores da história. Seu primeiro discurso no cargo foi aberto com uma frase que ficaria marcada: “Não tenho nada a oferecer senão sangue, trabalho árduo, suor e lágrimas”.  O discurso foi o primeiro de três poderosas pronunciações de Churchill durante a Batalha da França, pela 2a Guerra Mundial. O poder de oratória do estadista foi essencial para convencer o povo a pegar em armas enquanto Hitler e suas tropas avançavam pela Europa.
5. Mahatma Gandhi (1942)

Enquanto o resto do mundo brigava entre si pela conquista da 2a Guerra Mundial, a Índia estava empenhada em resolver um luta interna, por sua própria liberdade. Por quase um século, o país foi dominado pela coroa britânica, e o povo estava farto. O Congresso Indiano, então, liderado por Mahatma Gandhi, pôs em prática um revolução pacífica que forçou a retirada do poder britânico do país, permitindo a declaração da independência da Índia. A conquista só foi possível porque Gandhi, em 8 de agosto de 1942, proclamou em um discurso público as táticas de desobediência civil sem violência desenvolvidas por ele.
6. Martin Luther King (1963)

Martin Luther King foi um dos organizadores da marcha pelos direitos civis em Washington (Estados Unidos), em 28 de agosto de 1963. Na ocasião, Luther King emocionou a multidão de 200 mil pessoas com o seu mais famoso discurso, “I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”). Um dos trechos dizia: “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação que não os julgará pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.”
7. Nelson Mandela (1964)

Antes de ser preso por ser considerado uma ameaça nacional, o líder revolucionário sul-africano Nelson Mandela declamou, em 20 de abril de 1964, um discurso público em que expôs à população todas as políticas de segregação praticadas pelo regime do apartheid.  Durante o discurso, Mandela chegou a afirmar que morreria pela causa democrática. Nelson Mandela não morreu, mas passou pelo sacrifício de aturar 27 anos de prisão em condições insalubres. O discurso de Nelson Mandela foi determinante na luta pelos direitos iguais entre negros e brancos na África do Sul e no mundo.
8. Steve Jobs (2005)

Seis anos antes de morrer, e já sabendo sofrer de um tipo agressivo de câncer, Steve Jobs fez um discurso histórico aos formandos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Durante sua fala, ele contou detalhes de sua infância, incluindo o fato de ser filho adotivo,  expôs as dificuldades do início de carreira e revelou a maneira como encarava a proximidade da morte. Sua mensagem final aos estudantes foi: “Continuem com fome; continuem bobos; tenham coragem de seguir seu coração e sua intuição”. O discurso é considerado a despedida formal do homem que revolucionou a computação moderna.
9. Barack Obama (2009)

Barack Hussein Obama Jr. tornou-se, em 2008, o primeiro negro a vencer uma eleição presidencial nos Estados Unidos. Em seu primeiro pronunciamento oficial, Obama mencionou Ann Nixon Cooper, uma afro-americana de 106 anos, moradora de Atlanta: “Ela nasceu apenas uma geração após a escravidão; uma época na qual não havia carros nas vias nem aviões nos céus; [uma época] na qual uma pessoa como ela não podia votar por dois motivos – porque era mulher e por causa da cor de sua pele.” O discurso de posse de Barack Obama teve 2.401 palavras e durou 18 minutos e 10 segundos.
10. Getúlio Vargas (1951)

O discurso de Getúlio Vargas no dia 1o de maio de 1951 pode não ter mudado o mundo, mas certamente alterou o rumo do Brasil. À frente de um estádio de São Januário (RJ) lotado, o então presidente do país fez sua homenagem aos trabalhadores do Brasil, enfatizando suas políticas públicas de regularização do trabalho. Pela primeira vez no país, os brasileiros podiam contar com uma carteira assinada. A maneira de se dirigir ao povo foi determinante na construção da popularidade de Getúlio Vargas. A oratória era uma das ações populistas que o ex-presidente utilizou para se aproximar de seu eleitorado.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

45 Comentários

45 Comentários

  1. celsão

    Se era para ter Alexandre, talvez pudéssemos ter Julio Cesar, que segundo Plutarco (aliás, a mesma fonte que indica que Alexandre era bom de prosa) era “acima de tudo, um mestre em inspirar a devoção em seus soldados e encorajá-los a seguir em frente mesmo diante de obstáculos aparentemente intransponíveis. Seus discursos viravam lendas e eram conhecidos e repetidos da Germânia à Gália”, escreveu em Vidas Paralelas. Alguns desses discursos renderam boas frases, como o “a sorte está lançada” às margens do rio Rubicão, voltando da França para a Itália para evitar que Pompeu lhe surrupiasse o trono. Outro de seus biógrafos, Suetônio (A Vida dos Doze Cesares)retrata JC como escritor, frasista e orador talentoso que viu, veio e venceu: “Veni, vidi, vici”, tornando-se sinônimo de competência e controle rápido de crises.

    Responder
  2. ANTONIO

    Ciertamente, son lideres mundiales que marcaron en la historia mundial, cuyas frases pronunciadas tienen vigencia. att
    ANTONIO

    Responder
  3. Robson

    Com tantos discursos lindos como estes citados acima, qual será? o que podemos usar para mudar esse nosso mundo de corrompido, em que, as pessoas olham, e dizem:não há mais como mudar ou como virar esta página de história, devemos, pensar bem, naquela ferramenta que temos em nossas mãos para usar e não usamos para mudar esta nossa história de “um mundo” menos amigo, sem amor, sem compreensão, sem igualdade, ai fica este meu discurso também.

    Responder
  4. ANTONIO

    TODOS FORAM EXCELENTES,E MOTIVARAM EXÉRCITOS,NAÇÕES,MAS COMO JESUS DE NAZARÉ NENHUM DELES FOI.

    Responder
  5. Elielton

    POBRES HOMENS!!! Certa vez JESUS havia sido indagado(por Pilatos)se ele não sabia que ele tinha poder para liberta-5lo ou para prende-lo, JESUS disse:Nenhum poder teria sobre mim se do alto não te fosse dado…uma pena que alguns usam mal esse poder…

    Responder
  6. Marcos

    onde está o discurso de Jesus Cristo?

    Responder
  7. Pedro Cunha

    Nada melhor do que ver crianças felizes, homens tranquilos e pobres tendo oportunidades; se todos politico pensassem como LULA teriamos rumos diferentes e soluções mais imediatas para os problemas que nos assolam

    Responder
  8. Simone Lima

    O Sermão da Montanha, faltou esta fala de Jesus Cristo, o homem que mais influenciou a humanidade.

    Responder
  9. L. B. Tietbohl

    Sr. Pedro Cunha, respeitando sua opinião, apenas lhe digo que o LULA, realmente é bom de oratória, fez eloquentes discursos, mas nos dias de hoje já está superando, não convence mais, e sua atuação no poder , agora ficou evidenciado, que com suas táticas baseadas em discursos famosos como os de Goebels ou Hitler, onde o povo somente ouvia mas nada via, perdeu-se no tempo, tornando-se um dos piores presidentes que este país já teve, por mergulhar na corrupção e negociatas, mudando completamente seu perfil de estadista.

    Responder
  10. Antonio Marcos

    Senti muito duas ausências: Cícero e Jesus Cristo.

    Responder
  11. Walmir Alex

    Os melhores discursos de todos os tempos, que ecoam até Hoje, esqueceram dele: JESUS CRISTO.Que pena.

    Responder
  12. Maria Clara Teodoro

    Muito legal, ñ sabia que tinha

    Responder
  13. Maria Clara Teodoro

    muito interessante me ajudou muito!

    Responder
  14. thaynara

    faltou NAPOLEÃO

    Responder
  15. cloves

    a arte da oratória é uma duplicidade, um utiliza para ostenção e poder, outro pela luta de iguldade e justiça, mas é inegável que voz que se levanta é sempre o desejo de um povo ou á opressão dele.

    Responder
  16. Fernndo Guelengue

    Penso que nada deve ser menosprezado. São palavras de pessoas que marcaram e continuam a marcar o mundo. Antes da mina geração e, certamente será depois dela. O mais importante penso ser a oportunidade que os mesmo tiveram para dizer de viva voz o que sentem, sem observarem os adversários e os corriptos…

    Responder
  17. Sr; Milton

    HÁ VERDADE É QUE TODOS OS POLITICOS MENTEM, TODOS OS POLITICOS FAZEM PROMESSAS IMPOSSIVEIS DE SEREM REALIZADAS, O MAIOR INTERESSE DE UM POLITICO, NÃO É SER FAMOSO E CONHECIDO NO MUNDO INTEIRO, E SIM SUA ESTABILIDADE FINANCEIRA. TODOS SÃO GANACIOSOS, E USAM O CARGO EM BENEFIFIO PROPRIO..

    Responder
  18. Sr; Milton

    É CLARO, QUE ENTRE ESSES HOMENS CITADOS ACIMA, EXITEM HOMENS INTEGROS, E QUE SEUS OBGETIVOS MAIOR ERA MOSTRAR A HUMANIDADE, O MUNDO QUE ELES ENCHERGAVAM, E QUE ERA O MELHOR PRÁ TODOS.. ARISTÓTELES, GANDHI, Luther King , Nelson Mandela, ESSES SÃO HOMENS INTEGROS, E EXEMPLOS PARA A HUMANIDADE..

    Responder
  19. Marcos

    Embora sem credenciais ou força política, em apenas três anos Jesus foi capaz de mudar a história dos mais de 20 séculos seguintes. Bem verdade que outros líderes morais, políticos e religiosos até influenciaram a história, mas não como o filho de um carpinteiro desconhecido de Nazaré.

    Responder
  20. FERNANDO

    É…….nas dificuldades é que milagrosos,salvadores da pátria juram ter a resposta ou o remédio para todos os males. Sobra aos questionadores e doentes acreditar ou não,isso demonstra que ainda não acreditamos em nós mesmos,não somos donos dos nossos destinos…não sabemos ou não queremos saber. conheça a VERDADE E ELA A LIBERTARÁ….

    Responder
  21. Luiz Carlos Amorim

    sou um seguidor de Jesus Cristo, mas reconheço que no mundo podemos
    aprender com grandes homens, ouvi uma vez não quera ser um pequeno deus mais um grande homem

    Responder
  22. raimundo teotonio

    Um discurso diz o queremos dizer, sem ele nao diriamos, o queriamos dizer, isso e algo bom.um bom discurso.

    Responder
  23. Adelino Mukuku Malengue

    Todos estes discursos foram bem proferidos, só que no tempo em que vivemos, encontramos séries de problemas dentro do discursante em estilo de ipocresia, falsidade, desonestidade e algo que não veio de sua mente, alguém com capacidade de escrever ou sufismar em seu favor ou de seu partido. mais eu tenho a certesa que a página só muda quando estarmos mais atentos nos discursos falsos que o mundo espelha.

    Responder
  24. cristiano lasareff

    o pensamento e fonte criadora…………………………………….

    Responder
  25. Maria de Jesus Lucungo

    Na minha opiniao, e que a uniao faz a forca, nos devemos respeitar todos aqueles que contribuiram com qualquer coisa na sociedade, o Jesus ensinou a importancia de ter uma boa moral, mas nao ensinou como se faz uma maquina de lavar, carros meios de transports, computador, como se constroy um predio, etc. O problema e que a sociedade necessita de 3 tipos de educacao:Educacao moral para nao fazer coisas maliciousas, Educacao academica para se adquirir boas abilitacoes literarias, e Educacao cultural para ganhar bons habitos e costumes aquilo que nos chamamos civilizacao, a maior part do Mundo nao tem as 3,e faz diferenca,sem essas 3 qualidades a educacao nao esta completa para muitos desempeharem funcoes de chefia. A educacao moral a igreja se responsabilisa dela, a educacao Academica a escola responsabilisa-se dela, mas a educacao cultural ninguem se responsabilisa dela e nem todos os pais sabem ensina-lo em casa aos seus filhos, ai esta o problema do Mundo, o pessoal nao esta completament educados, antes de me ir embora aproveito esta oportunidade de dizer que as escolas infanties tambem deviam ensinar a art de boas maneiras as criancas como part do curriculam escolar, se eles fizerem isso apost que o Mundo ira melhorar bastante, e quanto aos politicos e uma falta de respeito dizer que eles sao mentirosos um politico deve ser flexivel em tomar medidas deve ter cautela no que faz para que a situacao nao piore, por uma razao unica eles nao fazem milagres. Obrigada. Eu sou uma Angolana residente em London.

    Responder
  26. Fernando

    No mundo moderno temos muitas incertezas e dúvidas, por exemplo, eu mesmo sou leigo nestes assuntos. Me questiono, como se pode falar em Alexandre a.C., e não haver um conhecimento sobre Cristo? este último que por sua vez surge pós Alexandre.
    Na minha opinião um dos maiores oradores do nosso planeta foi e será Jesus.
    Porque? sem recursos, sem as pessoas corretas e sem estratégias, este homem até hoje nos mostra que ainda podemos aprender e nos sensibilizar sobre, métodos, formas que deixou como ensinamento.
    Muitas vezes tenho dificuldade de compreender que estou no século XXI, com tantas barbáries e frustações que presenciamos hoje em dia.
    Me questiono todos os dias como pode haver pessoas que representam nações, países, capitais , municípios, localidades com o nosso consentimento. Até quando vamos nos permitir todas essas indiferenças e injustiças com os nosso semelhantes. Parece-me que na maioria dos discursos de oradores, estes por sua vez, querem mostrar aos quatro cantos do mundo quem possuem a razão e não se importam em solucionar problemas.
    Por falar em problemas, não temos representantes preparados para tal questão.
    Precisamos rever, quem somos, onde estamos, quem nos representa, para onde vamos e quais são as habilidades das pessoas.
    Não existe nenhuma empresa no mundo que fala de um determinado ensinamento de diversas formas como as igrejas o fazem.

    Responder
  27. JUAN JOHONY

    Es verdad que muchos de estos grandes personajes tuvieron grandes discursos mostrando asu manera como lo ven comveniente, pero ninguno como Cristo que nos enseño la simplicidad y con aquello cambio por siglos y generaciones el rumbo de este mundo, pero falta de nuetra parte concientisarnos para mejorar el futuro…

    Responder
  28. Hailton S. Veiga

    A minha opinião é a mesma do Marcos: Aonde está o discurso de Jesus Cristo?

    Responder
  29. mateus paylo matias

    Entre os 10 disculsso o que tentou mudar a historia da humanidade foi de Nelson Mandela e Luther King…

    Responder
  30. Anderson

    Adiciono à lista o discurso fúnebre de Marco Antônio em homenagem a César, de Roma

    Responder
  31. André Paiva

    O MUNDO ESTa de pernas pro ar, tanta gente que deu sua vida que suou sangue, que fez de suas ideias fontes de vida e alimento pra quem as ouvia, grandes discursos que foram apagando no tempo, hoje esqueceram de palavras que faz a diferença, preferem a ostentaçao do mundinho do que ser cobrados por algo decretado no passado, tantos hoje seguem jesus mas, na verdade quase ninguem o conhece.

    Responder
  32. Gabriel

    Faltou Vladimir Lenin

    Responder
  33. Fabio

    Esqueceram dos palestrantes da Herbalife e do edir macedo.

    Responder
  34. Tiago Campos

    O homem mais citado da história se chama Jesus Cristo – todas as fontes respeitáveis ratificam isso.
    Considera-se também que ele seja o indivíduo cujas palavras influenciaram o maior número de pessoas desde que foram proferidas, considerando-se para isso a soma de todos os seguidores dos seus ensinamentos desde o início do cristianismo.
    Adicione a estes fatos históricos (independente de se acreditar na sua existência ou não) os célebres discursos de Cristo registrados na Bíblia, não dá para não considerar incompleta uma lista com discursos que mudaram a história que não cite o maior e melhor orador de que se tem notícia: Jesus.

    Responder
  35. Camal ernesto chuquela

    Adolf hicler è o maior de todos seguido por profeta moame e pelo bin lader e por fim napoleão.

    Responder
  36. canhanga

    estes discursos realmente motivam as mentes q estão fracas num pensamento linear

    Responder
  37. Hamilton lopes

    Caros senhores
    O que faz dealguém um bom orador?
    Será que é simplesmente falar bem?
    Empregando palavras caras que só os mais entendidos alcançam?
    Será pela capacidade intelectual?
    Será pelo uso de expressões que intimidam e oprimem aqueles cujo intelecto e capacidade e oportunidades são mais limitados, daqueles que as proferem?
    Não caros senhores !
    Um bom orador e aquele cujas palavras são como setas dirigidas ao coração dos seus ouvintes.
    um bom orador é aquele que faz ofraco sentir-se forte, o pequeno sentir-se grande.
    Aquele que desperta o melhor Em cada ser humano.
    AO REFLCTIR NESMAS CARACTERISTICAS , AQUELE QUE SE ENQUADRA NESTA DESCRIÇÃO, FOI SEM DUVIDAS O SENHOR JESUS CRISTO .
    Se tem dúvidas leiam por favor o sermão do monte nos evangelhos.

    Responder
  38. keiko Reis

    Parabens ao sr. L.B.Tietbohl sobre sua opinião no dia 26.jun.13, isto e dois anos atras.Hoje vem confirmar toda incapacidade dos mandantes que deixaram o povo brasileiro mais pobre e envergonhado.O povo brasileiro trabalhador,bravo,lutador não merece isso.

    Responder
  39. Bento do Rosário Munepandela

    Quero rir-me do Camal Ernesto Chuquela é muito ignorante ou é parvo demais. Não devia comentar. Kkkkkkkk

    Responder
  40. Adalberto

    serio ai nao conta o discurso de Abrao lincon???

    Responder
  41. luiz carlos novaes filho

    Esqueceram da DILMA!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

    Responder
  42. Anônimo

    Certamente o maior discurso da história, é o de Jesus Cristo o mestre ddos mestres.

    Responder
  43. Anônimo

    Certamente faltou Jesus Cristo, e faltou São Paulo.

    Responder
  44. rejão da macedônia

    Faltou OS DISCURSOS DO LULA O GUERREIRO DO POVO

    Responder
  45. XPTO brasil

    Pela barbas do Profeta! Lula nunca foi um estadista.
    Excelente!! Sobre não constar nenhum discurso do molusco LULA, temos de reconhecer que trata-se apenas de um cidadão, sindicalista, alcoólatra, oportunista, reconhecidamente um apedeuta, usando a alcunha de um molusco que sempre admitiu, publicamente, jamais ter lido um livro na sua vida por pura preguiça tendo sua origem nos intestinos do movimento trabalhista. E todos nós sabemos o que costuma sair dos intestinos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *