Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Maria Antonieta

24 de abril de 2019

1. Maria Antónia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena, ou simplesmente Maria Antonieta, nasceu em 2 de novembro de 1755. Era a 15ª  filha de Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco I, os imperadores da Áustria.

2. Ela se casou com Luis XVI de Bourbon, herdeiro do trono da França, em 1770. Tinha apenas 14 anos, e tornou-se rainha cinco anos depois.

3. Luis XVI de Bourbon demorou sete anos para “consumar” o casamento com Maria Antonieta. O fato causou boatos de que a rainha seria estéril. A primeira filha do casal, Maria Teresa Carlota, nasceu em 1778.

4. A rainha gostava de atuar em óperas.

5. No início, Maria Antonieta era muito querida pela população francesa, que via nela uma esperança de melhora na situação de miséria em que o Rei Luis XV mergulhou o país. Mas, depois de escândalos sobre sua esterilidade e as gastanças da corte, ela passou a ser apontada como traidora da França.

6. Em 1781, Maria Antonieta mudou-se para um palácio construído para ela, que ficava bem próximo do Palácio de Versalhes. O “Petit Trianon” foi um presente de seu marido, o Rei.

7. A frase “se o povo não tem pão, que coma brioches” é atribuída a Maria Antonieta. Mas historiadores acreditam que a rainha nunca disse essa frase.

8. Depois de assinar um contrato que favorecia seu irmão, então imperador da Áustria, Maria Antonieta passou a ser chamada de “A Austríaca” pela corte francesa.

9. Há boatos de que a rainha teve um amante sueco, o Conde Fersen.

10. Maria Antonieta foi presa, junto com Luis XVI, em 1792. No ano seguinte, foi julgada e condenada à guilhotina por traição. Foi a última rainha da França. No dia 16 de outubro de 1793, às 12:15, vestindo roupas simples, Maria Antonieta foi guilhotinada. Seu corpo foi jogado em uma vala comum, no cemitério de La Madeleine (fechado em 1794).

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This