Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O curioso caminho de uma nota de 10 dólares

23 de agosto de 2012

Por quantas mãos passa uma única nota de dinheiro? Em 2010, o jornalista inglês Steve Boggan matou a curiosidade de muitos, acompanhando o percurso traçado por uma nota de 10 dólares pelos Estados Unidos. Tudo isso para provar que a economia já tinha se recuperado de seus tempos de crise. A resposta foi registrada este ano no livro “Follow the Money: a Month in the Life of a Ten-dollar Bill”, ainda não traduzido para o português.

Durante 30 dias, Boggan seguiu o caminho da nota IA74407937A, uma das 1,6 bilhões de notas de 10 dólares que circulam nos Estados Unidos, de vida média de 18 meses. A nota acabou viajando quase 5 mil quilômetros, passando por seis diferentes Estados.

O jornalista escolheu a dedo quem começaria o jogo: foi até a cidade de Lebanon, no Estado do Kansas, onde fica o ponto mais central dos Estados Unidos, e entregou a nota ao engenheiro Rick Chapin. Para a escolha da cidade, não foi levada em conta apenas sua localização. A economia local – basicamente agrícola – havia sofrido efeitos da recessão econômica. Além disso, o custo de vida era baixo, e o comércio não tinha um movimento satisfatório: a pequena população (de menos de 300 habitantes) contava com apenas uma loja de conveniências, uma quitanda, um açougue, uma loja de eletrônicos, uma locadora de vídeos e um café.

A experiência de Boggan não reproduz com fidelidade o que aconteceria na vida real. Isso porque o empenho do jornalista em seguir a nota marcada intimidou seus detentores a deixá-la guardada na carteira. Mesmo assim, o relato não deixa de ser curioso. Veja o caminho percorrido pela IA74407937A durante os 30 dias da saga:

01/10/2010: a nota é entregue a Rick Chapin.

Rick Chapin e sua esposa

02/10/ 2010: Rick Chapin usa a nota de 10 dólares para comprar o almoço de sua família na loja de conveniências da cidade. Poucas horas depois, ela é passada adiante para Paul Coleman, um caminhoneiro de 52 anos, como parte do troco de uma compra.

Paul Coleman

04/10/2010: Em uma viagem para entregar um carregamento de soja em uma cidade vizinha, Coleman compra uma Pepsi em um posto de gasolina com a nota de 10 dólares. Minutos depois, ela é entregue a Nicole Kilgore, que mora no Colorado, como troco por ter enchido o tanque do carro.

Nicole Kilgore com seu filho

05/10/2010: Nicole entrega a nota a Ray Holman, seu futuro sogro, como pagamento de uma parte de um churrasco de família.

Ray Holman

06/10/2010: Ray compra um livro de presente para a esposa com o dinheiro que está sendo seguido. Quem recebe a nota de troco dessa vez é Elizabeth Fox, uma policial canadense de férias nos Estados Unidos. Na mesma noite, ela a entrega ao cantor de um bar, Dean Agus, como gorjeta.

08/10/2010: Dean despacha a nota de 10 dólares pelo correio para um amigo no Mississipi, como pagamento da taxa de sociedade de um time de futebol americano. Para não perdê-la pelo caminho, Steve Boggan manda o dinheiro por carta registrada, o que lhe custa 44 dólares.

11/10/2010: A carta contendo a nota de 10 dólares chega à casa de Ron Zoller.

13/10/2010: Ron usa a nota para comprar um CD da cantora independente Erin Bode, que a entrega como gorjeta à garçonete Deneva Elvins.

14/10/2010: Deneva Elvis compra uma torta de maçã na feira com a nota de 10 dólares. Quem a recebe é Paul Huning, dono de uma fazenda de maçãs no Missouri.

16/10/2010: Paul Huning compra um livro com o tema agrícola em um parque. Quem recebe a nota é o casal Nathan e Jennifer Walker, de Washington.

17/10/2010: O casal usa a nota para pagar a entrada em outro parque local. A nota passa pelo dono do parque, Otto Thierbach, pela cantora Paula Morriss e pela mãe de Otto, Laverda, até ser entregue como troco a Darrell Mikulencak, de Chicago.

21/10/2010: Já em Chicago, Darrell deixa a nota de 10 dólares como gorjeta para o bartender Adam Antonucci em um bar.

22/10/2010: A nota é mais uma vez usada como gorjeta, agora para Megan Schneider, que trabalha em outro bar local.

29/10/2010: Megan perde a nota em uma aposta relacionada a uma partida de beisebol. Quem a retém é Glenn Wadell, de Detroit (Michigan).

31/10/2010: Glenn devolve a nota de IA74407937A a Steve Boggan em troca de outra do mesmo valor.

Steve Boggan em Detroit

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Estátuas e monumentos mais curiosos do Brasil

Estátuas e monumentos mais curiosos do Brasil

Dedão - Cascavel (PR) O nome oficial da obra do escultor cascavelense Dirceu Rosa. de 1997, é "Um por Todos, Todos por Um". A obra é formada por centenas de dedos entrelaçados. Ganhou o apelido de "Dedão". Disco Voador - Varginha (MG) Em 2001, cinco anos depois que...

Ursinho Pooh aluga sua casinha

Ursinho Pooh aluga sua casinha

A casa do Ursinho Pooh no Bosque dos Cem Acres já pode ser alugada pelo Airbnb (ou, melhor, pelo Bearbnb, um trocadilho com a palavra "urso" em inglês). A ideia foi de Kim Raymond, ilustrador das aventuras de Pooh nos últimos 30 anos, em comemoração aos 95 anos do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This