Qual seria a mascote ideal para a polícia no Brasil? Fui logo pensando em animas bravos e ferozes.  Mas, no Japão, as autoridades acreditam que  a polícia deve ter uma imagem amigável e  simpática  – inclusive para as crianças. Por isso,  na hora de anunciar  campanhas de conscientização contra o crime,  as organizações policiais japonesas criaram mascotes. Cada uma das 47 províncias japonesas tem a sua! A maior parte é representada por pássaros-símbolo da região, mas encontrei outras bem curiosas.
Pipo-kun

Pipo-kun - MASCOTE DA POLÍCIA DE tÓQUIO
Esta talvez seja a mais conhecida das mascotes e representa a polícia de Tóquio. Não é nenhum animal em particular. Tem “orelhas grandes para ouvir quem está em perigo, olhos que enxergam cada cantinho da sociedade e uma antena para captar qualquer movimentação”.
O nome Pipo-kun vem das primeiras sílabas das palavras “people” e “police”. O “-kun” é uma das formas de tratamento no Japão. Foi criado em 1987 e sua estátua pode ser vista em frente à sede da polícia, no bairro de Ginza. A mascote ganhou  até uma musiquinha em seu site. Quem souber acompanhar a legenda em japonês pode cantar junto.
Hikaru-kun e Hikari-chan

Hikaru-kun-Hikari-chan | Japão em Foco

As mascotes da polícia de Niigata são dois grãos de arroz Koshihikari, variedade que é considerada uma das melhores e mais caras do mundo. Hikaru-kun foi criado em 1992 e sua parceira, Hikari-chan, chegou apenas em 1998.

Fuji-kun

山梨県警察/警察の仕事

 

O Monte Fuji fica ao sul de Yamanashi e, por isso,  é até compreensível que ele tenha se tornado a mascote da polícia de lá em 1988. Mas não é estranho um policial com… cabeça quente?
Mamoru-kun, Shin-chan e An-chan

 

Mamoru-kun, Shin-chan e An-chan

Os três são frutas mikan, espécie de tangerina sem semente, muito popular no Japão e cultivada na região de Ehime. Adesivos com a figura de Mamoru-kun são colados nos locais em que crianças podem se proteger no caso de perigo.

Gorou-kun

佐賀県警察本部 シンボルマスコット「ごろうくん」

Criado em 1999, Gorou-kun tirou seu nome da palavra “mutsugorou”, que significa peixe saltador-do-lodo. São peixes que vivem em manguezais e podem respirar fora d’água. Representa a região de Saga, na costa Sul do Japão.