Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Polícia japonesa tem mascotes bem curiosas

24 de março de 2011

Qual seria a mascote ideal para a polícia no Brasil? Fui logo pensando em animas bravos e ferozes.  Mas, no Japão, as autoridades acreditam que  a polícia deve ter uma imagem amigável e  simpática  – inclusive para as crianças. Por isso,  na hora de anunciar  campanhas de conscientização contra o crime,  as organizações policiais japonesas criaram mascotes. Cada uma das 47 províncias japonesas tem a sua! A maior parte é representada por pássaros-símbolo da região, mas encontrei outras bem curiosas.
Pipo-kun
Pipo-kun: Mascot of Tokyo Metropolitan Police Department | Japan Style

Esta talvez seja a mais conhecida das mascotes e representa a polícia de Tóquio. Não é nenhum animal em particular. Tem “orelhas grandes para ouvir quem está em perigo, olhos que enxergam cada cantinho da sociedade e uma antena para captar qualquer movimentação”.
O nome Pipo-kun vem das primeiras sílabas das palavras “people” e “police”. O “-kun” é uma das formas de tratamento no Japão. Foi criado em 1987 e sua estátua pode ser vista em frente à sede da polícia, no bairro de Ginza. A mascote ganhou  até uma musiquinha em seu site. Quem souber acompanhar a legenda em japonês pode cantar junto.
Hikaru-kun e Hikari-chan

Hikaru-kun-Hikari-chan | Japão em Foco

 

As mascotes da polícia de Niigata são dois grãos de arroz Koshihikari, variedade que é considerada uma das melhores e mais caras do mundo. Hikaru-kun foi criado em 1992 e sua parceira, Hikari-chan, chegou apenas em 1998.
Fuji-kun

山梨県警察/警察の仕事


O Monte Fuji fica ao sul de Yamanashi e, por isso,  é até compreensível que ele tenha se tornado a mascote da polícia de lá em 1988. Mas não é estranho um policial com… cabeça quente?
Mamoru-kun, Shin-chan e An-chan

愛媛県警察|マスコットキャラクター|まもるくん・安ちゃん・心ちゃん

 

Os três são frutas mikan, espécie de tangerina sem semente, muito popular no Japão e cultivada na região de Ehime. Adesivos com a figura de Mamoru-kun são colados nos locais em que crianças podem se proteger no caso de perigo.
Gorou-kun

佐賀県警察本部 シンボルマスコット「ごろうくん」

Criado em 1999, Gorou-kun tirou seu nome da palavra “mutsugorou”, que significa peixe saltador-do-lodo. São peixes que vivem em manguezais e podem respirar fora d’água. Representa a região de Saga, na costa Sul do Japão.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This