Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Empresa aérea americana testa novo tipo de tarifa a partir de janeiro

23 de novembro de 2016

Em abril passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um projeto para mudanças na regulamentação das taxas por bagagem no Brasil. Hoje, as companhias brasileiras oferecem franquias para voos nacionais e internacionais. Só o excesso de bagagem é cobrado. De acordo com a nova proposta, as companhias poderão cobrar por qualquer bagagem levada pelos passageiros. A ideia segue no prazo de consulta pública. Se aprovada, ela entrará em vigor em 2018.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, onde cobrar separadamente pelas bagagens já é normal, as empresas estão indo além. A companhia United Airlines está preparando um novo pacote econômico para algumas linhas domésticas que entrará em vigor a partir de janeiro. Com o objetivo de oferecer o serviço mais básico possível pelo menor preço, a empresa quer agora privilegiar os passageiros que não possuem bagagem. Quem comprar a passagem mais barata estará autorizado a levar apenas uma pequena bolsa ou mochila, que será colocada abaixo do assento. A tarifa não dará direito de usar o bagageiro que fica acima dos assentos. “O passageiro fará economia e terá a bordo uma experiência melhor do que a de companhias aéreas de baixo custo”, disse Julia Haywood, diretora comercial da United,  na apresentação da nova tarifa.

O serviço é destinado, nesse primeiro momento, a quem faz viagens curtas e carrega, por exemplo, apenas uma bolsa  ou uma pasta com o notebook. No entanto, a companhia já estuda a possibilidade de ampliar a oferta caso ela seja bem recebida pelos clientes. Nesse caso, é possível até que alguns voos internacionais de curta distância possam contar com este pacote em breve. A missão de conseguir encaixar a bagagem abaixo do assento, porém, ficará mais difícil.

Também para reduzir custos, a United Airlines diminuiu recentemente o tamanho dos assentos da classe econômica: antes com 49 centímetros, agora eles possuem 44 (uma redução de aproximadamente cinco centímetros). O tamanho do espaço entre as duas poltronas também diminuiu de 89 para 78 centímetros. Esse novo bilhete irá somar milhas no programa de fidelidade da United Airlines. Mas os clientes que só se valerem desse tipo de viagem não poderão atingir as categorias mais altas do programa. Outras restrições: os assentos não poderão ser marcados com antecedência e  as passagens não serão reembolsáveis. Cerca de metade da receita da United no ano passado veio dos 85% dos passageiros que voaram uma única vez no ano, muitos dos quais de olho “nas passagens mais baratas”, aifmrou o presidente do United, Scott Kirby.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Estátuas e monumentos mais curiosos do Brasil

Estátuas e monumentos mais curiosos do Brasil

Dedão - Cascavel (PR) O nome oficial da obra do escultor cascavelense Dirceu Rosa. de 1997, é "Um por Todos, Todos por Um". A obra é formada por centenas de dedos entrelaçados. Ganhou o apelido de "Dedão". Disco Voador - Varginha (MG) Em 2001, cinco anos depois que...

Ursinho Pooh aluga sua casinha

Ursinho Pooh aluga sua casinha

A casa do Ursinho Pooh no Bosque dos Cem Acres já pode ser alugada pelo Airbnb (ou, melhor, pelo Bearbnb, um trocadilho com a palavra "urso" em inglês). A ideia foi de Kim Raymond, ilustrador das aventuras de Pooh nos últimos 30 anos, em comemoração aos 95 anos do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This