Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Almoçando e jantando com o inimigo

20 de dezembro de 2010


Numa visita que fiz recentemente ao escritório do Google, em São Paulo, tive que fazer uma declaração dizendo que não era cidadão da Coreia do Norte, de Cuba, do Irã, do Afeganistão e da Venezuela.  Só depois disso é que a minha presença fui anunciada para a pessoa que me aguardava para uma reunião.  Seguindo essa linha,  John Peña, Jon Rubin, e Dawn Weleski tiveram uma ideia para apresentar aos norte-americanos os países considerados “inimigos”.  Então, inauguraram o Conflict Kitchen, fast-food delivery que só serve pratos típicos de países com os quais os EUA têm relações conflituosas.
Localizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, a lanchonete escolhe um país de cada vez e muda tudo – fachada, pratos, programação visual – a cada quatro meses.  O primeiro a ser escolhido  foi o Irã, que teve como destaque o kubideh, um tipo de wrap iraniano. Depois foi a vez do Afeganistão e o bolani, um pão recheado com abóbora, lentilhas, espinafre ou batatas. Os próximos a entrarem no rodízio devem ser Coreia do Norte e Venezuela.

Além de servir a comida típica, o Conflict Kitchen embrulha os sanduíches com uma espécie de boletim cheio de informações sobre o país e entrevistas com pessoas da nacionalidade escolhida – no do Irã, abaixo, há curiosidades sobre política, vestimentas e alimentação.

Outra maneira encontrada por Peña, Rubin e Weleski de aproximar os norte-americanos de outros povos foi organizar eventos, como a Persian Culture Night (noite de cultura persa), com aulas de culinária, dança e comidas típicas. Veja o vídeo abaixo:

Aposto que alguém vai dizer, meio na galhofa, que isso não é nada para nós, brasileiros. Afinal, o nosso país também está cheio de churrascarias argentinas…

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

2 Comentários

2 Comentários

  1. betty

    Adorei este post! Fabuloso!!!!

    Responder
  2. betty

    Adorei este post! Fabuloso!!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This