Essa é uma boa história para o programa que acabo de estrear na BandNews FM: É Brasil que Não Acaba Mais (sábados, 13h, com reapresentação aos domingos, 7h). Se você adora jabuticaba, mas não tem um pé da fruta em casa, vale a pena visitar Minas Gerais nessa época do ano. Muitos sítios alugam seus pés de jabuticaba. O Sítio Palmar , em Sabará, é um deles. A proprietária do local, Almira Morais, aluga as 12 jabuticabeiras que cultiva. Como assim?
Explico: por uma taxa de 50 reais, é possível sentar à sombra de um pé de jabuticaba e ficar ali colhendo e comendo seus frutos. Se você preferir, pode apenas pegar as jabuticabas e ir embora. Mas, segundo a funcionária Míriam, a maioria dos visitantes consome as frutinhas ali no local mesmo por tempo ilimitado.
Quanto mais árvores alugadas, mais barato é o preço.
normal conhecço muitos lugares aqui que alugam pes de jaboticaba
Mara
Na minha infância fazia muitos passeios assim, pois meu avô alugava pés de jabuticaba,
.
Pode me passar endereços na regiao ade de Sorocaba!?
Grata
Você precisa de conhecer a chácar em Hidrolândia/GO. Quem aguentar comer uma jaboticaba de cada pé, pode ficar com a chácara para si.
Não só em Sabará-MG mas também em Cachoeira do Campo-MG (perto de Ouro Preto) é comum o aluguel de jabuticabeira.
Quando era criança (década de 70) tinha uma chácara dessas em São José do Rio Preto (agora foi loteada). Só que o sr. Bartolo fez algo mais popular: alugava bem barato, mas não podia levar para casa. Só chupavam as jaboticabas que conseguissem no local e cobrava por pessoa. Acho que foi o primeiro “fast-food” daqui (e bem mais natureba, né?).
Oh bobo!
aqui em Minas isso é a coisa mais comum do mundo sô!
A gente é assim mesmo, tá sobrando? Dividi uái. nem qui seja de aluguel.
Édidádó vê tanta jabuticaba “disperdiçada” no chão.
Marcelo,
sô cê gosta de jabuticaba é uma ótima época pra visitar Minsgerais.
Abrs prô cê.
ADORARIA SABER SE INDO SÓ VOU SER BEM RECEBIDA E HOSPEDADA, RESPOSTA PRO MEU E-MAIL
Senhor Editor!!
Muito modesta, esta sua reportagem a respeito do aluguel de pés de jabuticabas, em Sabará-MG!! Somente 13(treze) pés?? Aqui em Goiás, no município de Hidrolândia, 34 km da capital(Goiânia), existem milhares de pés de jabuticabas para serem alugados no período da safra ( setembro/novembro)! Somente um Fazendeiro, tem a disposição do interessado 10.000 árvores e até faz um desafio: dá a Fazenda para quem chupar uma fruta de cada pé!! Para quem não conhece, a jabuticabeira é uma planta da família das mirtáceas, cujos frutos são muito apreciados in natura e artezanalmente, fabrica-se um licor de ótima qualidade!
Atenciosamente,
Que delícia!!!!!! Pena Sabará-MG ficar tão longe de onde moro!!!!
eu ja fui quando estudava no segundo grau, ha uns 15 anos atras. Hoje moro nos EUA e ateh hoje lembro daquele dia. Muito bom!!!
isso é mais comum que nota de 1 real, qualquer fazenda tem….
Aqui em Goias, na cidade de Hidrolândia, existe uma propriedade com mais de 1000 pés de jabuticaba, o proprietário faz um desafio, se voce conseguir chupar uma jabuticaba de cada pé, Ele lhe dá a fazenda, vale a pena conferir.
Brincadeirinha cara essa não???? Cinquentão p chupar jabuticaba……
Dá licença , apesar da fruta ser uma delícia , tenho mais o q fazer com meus 50 paus……
Aqui em Hidrolândia, Goiás, voce paga por dia, são mais de 7 000 pés de jabuticaba, o proprietário dá o sítio para quem conseguir chupar uma jabuticaba de cada pé.
Ô neguinha gostosa ! Né não ???
Sou caroca de nascimento, aos 09 anos de idade mudei-me, com minha família para Rio Negro/PR, e passado 03 anos, mudei-me novamente para Araguari/MG, e lá, descobri essa maneira pitoresca de livrar-se dos frutos maduros que caiam dos pés, sujando, sobremaneira o seu quintal, e ainda por cima, faturar algum dinheiro com isso, ou seja, aqueles que queiram chupar jabuticabas maduras nos pés, pagavam uma taxa, por família, e poderiam até se entupir das mesmas, e aqueles, que também gostariam de levá-las para casa, pagariam outra taxa, bem menor é claro. Minas (mineiros), como sempre, inova e renova com suas peculariedades.
Na cidade onde moro tem jabuticaba nativa nos pastos.
Neusa pode vir o povo de Belo Horizonte-MG é hospitaleio e respeitador. A nossa fruta é a melhor do Brasil, devido ao nosso clima. SEJE BEM VINDA UAI
CORREÇÃO : HOSPITALEIRO
Depois de tantos filhos ilustres:
Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima, Pontes de Miranda, Guimarães Passos, Djavan, Hermeto Paschoal, Cacá Diegues, Teotônio Vilela, Ledo Ivo, Nise da Silveira, Florentino Dias e Arthur Ramos, está chegando o Collor e deve vir por aí o Renan.
Definitivamente Alagoas está no limbo e não há perspectiva de salvação.
estarei em sabará até o final do mes.
Presidente de nosso País, congresso e Senado são verdadeiros circos, onde os Palhaços somos nós contribuintes…me pergunto..Até quando..???? Sera que ninguém faz nada….
Será que só quem está em MG tem direito de chupar a fruta no pé?
Sou mineira e moro no Rio, quem souber de um lugar mais próximo, por favor me avise.
Obrigada
Sou do Sul de Minas e moro em uma fazenda chamada Jabuticabeiras… tenho um pomar de 102 pés de jabuticaba… o pomar tem em torno de 90 anos… e cada pé produz em media 10 caixas de 10kg… é jabuticaba que nao acaba mais… rs Em uma de minhas viagens fui a Catas Altas, perto de Sabará e tive a oportunidade de comprar um vinho de jabuticaba… feito artesanalmente… guardei por pouco tempo… mas quando abri percebi que era ligeiramente frisante… um sabor muito bom… ainda volto la pra poder saborear… eta Minas Gerais e suas riquezas naturais… bao de mais!
gostei da ideia de alugar, ao alugar posso colher a quantidade que quiser do pé alugado?
sou de itabirito a festa de cachoeira do campo vai se muito bonita.
JABUTICABA…é a fruta que eu mais amooo!!!
Desde criança todos os anos na época da jabuticaba, lá vou eu atrás delas. No sítio do meu avô, na zona rural de Raul Soares/MG tinha um pé enorme. Que delícia! Do jeitinho que eu gosto – pretinha, casca fininha e docinha…Pena que já não existe mais.
Atualmente moro em BH, todos os anos fico aguardando o festival de Sabará. Apesar de inventarem várias iguarias com a fruta, eu gosto dela é in natura mesmo. Mas, pensando bem, acho neste ano eu vou para a referida fazenda em Goiás, não garanto que conseguirei ganhá-la, mas, em compensação vou me esbaldar com estes deliciosos frutinhos.
Valida por ser um festival , nada mais justo com o proprietário que durante todo o ano cultivou e preparou a árvore, nao e todo dia qe se aluga um pe de jaboticaba peontinho para ser colhido.