Santa Catarina de Alexandria era filha de um governante de Alexandria, no Egito, durante o Império Romano. De acordo com a lenda, ela disse aos pais que só se casaria quando conhecesse um homem que fosse mais bonito, inteligente, rico e nobre que ela. Acabou se convertendo ao cristianismo e morreu como mártir, sem nunca ter se casado.
Por esse motivo, a santa é considerada padroeira das moças solteiras. Hoje, 25 de novembro, é comemorado seu dia. Na França, garotas que já chegaram aos 25 anos e ainda não se casaram dedicam a data à mártir alexandrina.
As solteironas são chamadas pelos franceses de “catherinettes”.  Até há alguns anos, as amigas casadas confeccionavam chapelões extravagantes, geralmente nas cores verde e amarelo, que representam sabedoria e fé. As catherinettes deveriam usá-los em uma caminhada e, depois, deixá-los na estátua de Santa Catarina – tudo na esperança de arranjar logo um marido.


O costume não é mais popular hoje em dia, mas ainda é realizado em algumas poucas cidades francesas. Quem gosta de ideia são os chapeleiros, que têm oportunidade de criar modelos fora do comum especialmente para a ocasião. O vídeo abaixo, por exemplo, é de um concurso de chapéus da escola de moda Octave Fauillet, em Paris.