De volta ao Brasil, vou publicar aqui no blog algumas coisas engraçadas que vi nas minhas andanças por Frankfurt, na Alemanha, e por Lisboa, capital portuguesa. Começo com um cartão postal que comprei na cidade alemã, que mostra, de um jeito divertido, a evolução (será essa a palavra correta?) da calcinha.
Até o início do século XIX, a roupa de baixo era apenas um camisão largo e algum tipo de calção. Feita para não ser vista por ninguém a não ser o usuário, a peça de baixo tinha pouca importância. A única exceção foi durante o período em que a cintura e o busto da mulher eram apertados e aumentados. O corpete acabou sendo criado para dar o tal efeito aerodinâmico.
Os historiadores da moda registram uma grande mudança nas roupas de baixo por volta de 1830. Elas tornaram-se mais pesadas, mais compridas, e praticamente obrigatórias. Não usar roupa de baixo significava falta de asseio. Os médicos também alertavam sobre os perigos de ficar com o “corpo resfriado”. As roupas de baixo então eram brancas, normalmente engomadas, e feitas de cambraia branca, de chita grossa ou flanela. Em 1860, as roupas de baixo das mulheres começaram a ganhar sensualidade e, vinte anos depois, a seda conquistou seu espaço. Mas foi por volta dos anos 1950 que elas foram diminuindo de tamanho.
No livro “O Guia dos Curiosos – Invenções”, você pode ler muitas outras histórias como essa.
As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?
Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...
Muito bonitas, parabéns
Na próxima evolução, não havera mais calcinha, cinceramente eu acho isso muito bom, principalmente referente à meninas gostosonas que vivem de mini-saia e que sentam sem vergonha de mostrar o que tem por baixo…
Interessante!
=)
Caramba!!!! Ainda bem que nasci depois dessa época!
Época em que se usava esse troço grandão! rsrsrsrsrs
Aqui pra nós!!! ( homens , mulheres e terceiro sexo ) está bem melhor hoje!!!…(21/10/2009). Não acham?
A nº 8 é invisível!…
ssem comentário!…
Isso é apenas reflexo do aquecimento global, quanto mais quente…menor
esta eh a realiadade. É o tal do “aquecimento global”
Veja pelas fotos como a camada de ozonio vem diminuindo
srrsrsrrsrsrsrsr adorei o post…muito engraçado…
Marcelo, cuidado com o texto. Voce diz que: “… a roupa de baixo, feita para não ser vista por ninguem … a não ser o usuario…! De que usuario voce esta falando? Do usuario da “peça”, ou do usuario que “usa” a dona da peça? (De ambos, não é?).
Parabéns. gosto destas materias suas!
Silvio
Não entendo por que as mulheres ainda usam calcinha…acho um tremendo desperdício. seria para manter a indústria de confecções de lingerie?…olha o lobby aí….
Que nada a calcinha serve para deixar os H ansiosos….com vontade de tira-la
as calcinhas deveria vim acompanhado de musas
deveriam vir acompanhadas
– Quanto ao asseio tudo bem. “” CORPO RESFRIADO”” seria melhor dizer , garganta irritada (vulva)rsrsrs. Segundo dizem os antigos, era uma falta de higiene de arrebentar qualquer nariz. Quanto ao tamanho, só aumentava o trabalho de tirar. Hoje as calcinhas da mulherada é mais simbólica, que calcinha,e, quando tiram ,a calcinha parece um cordão enrolado.
Isso pode ser tambem um bom exemplo para o aquecimento global, hoje as mulheres nao usam mais calcinhas grande, porque é muito quente.
Cordão cheiroso…
Acho que tudo evolui, assim como os pcs de 15 anos atrás, assim como os celulares.
Se vc pegar as calças jeans de antigamente vai ver como a costura ficou muito mais bonita e valorizou muito mais o corpo de quem a veste. Seja masculina ou feminina.
As calçinhas nao poderiam ficar de fora claro, porem nao há nada mais lindo do que as clássicas, como da protagonista Bond girl do filme James Bond com ainda Sean Connery, nao me lembro exatamente, mas ela sai do mar e tem um biquini lindo e um corpo escultural. Anos depois a mesma cena foi protagonizada por Halle Berry, e aquele tipo de calcinha tem todo o seu charme. Porque alem de mostrar exatamente o contorno do corpo, valoriza. E nada de vulgar tem. Mas acho q as calcinhas pequenas tem o seu lugar quando se trata de um jogo de seducao ou uma noite mais ousada.
Acho q tem dias que vale tudo.
Era a Ursula Andress … uma suissa de derreter toda a neve dos Alpes!
Caramba! Que evolução mesmo!
Trabalho em uma rede de lojas, e uma das fardas parece com o 1° modelo (um 1800) !
Adorei a matéria, vou mostrar as meninas.
Bem que poderia ter mais comentários, não é?
Os especialistas sempre dizem que a moda vai e volta, mas taí algo que nunca volta e nem voltará, as cacinhas antigas, se é que podemos chamar de calcinhas, e o “Corpete… efeito aerodinâmico”, hoje em dia elas querem ficar com a barriguinha amostra, com ou sem efeito aerodinâmico. Abraços
isso é aki no brasil… porque em outros paises parece que ainda estão em 1950, as mulheres usam fraldas em vez de cacinha…hehehe
Puts a de 1800 é cruel ainda bem que nasci depois dessa epoca por meu até tirar isso que chamam de calçinha ou será uma calça rsrsrs coitado de quem sofria de ejaculação precose rsrsrsrsrsr
Serio:Como evolui-se, do cuecao infecto aconselhado por “sabios” medicos da epoca, na verdade nao menos “sabios” que os de hoje, a estetica e conveniente peca que higenizou,valorizou e libertou a razao de nossa existencia: A MULHER
A coisa mais linda que existe é uma mulher de biquini,seDeus fez coisa mais bonito do que isto ficou para elê
Espero que no futuro não exista mais calcinha
Que o prazer do amor se dê em uma olhadinha
Desde a gata mais gostosa a enrugada velhinha
Seja a mulher do outro ou mesmo que seja aminha
Me sentirei um rei vendo todas sem calcinha
Não quero usar cueca éssa invenção bobinha
Viva as mulheres gostosas que não gostam de calcinhas, que usam saias pequenas, que mostram belas perninhas, seis firmes bum bum poema podes crê esta é a minha.
Calcinhas ! ! ! O fetiche mais disseminado pelo mundo.
Maravilha
ADOREI ESTA EVOLUÇÃO POIS ME DÁ O MAIOR TESÃOOO FICAR OLHANDO UMA GATA SÓ DE CALCINHA . . . PARECE QUE UMA ENERGIA CINÉTICA INVAE MEU CORPO E MEXE AUTOMÁTICAMENTE COM US MEUS NERVU RSRTSRSR . . .
Tenho 45 anos e acho que (deve haver uma relação o tamanho da calcinha com o tempo que dura um casamento), pois enquanto as calcinhas foram diminuindo até chegar ao fio dental o casamento tambem foi diminuido, (muitos estão por um fio).
Um homem quando vê uma mulher, se a acha atraente, passa a vê-la como se estivesse nua e se não a atraí, nem a nota.
Sei que há mulheres, que ficam bem de barriga de fora, e a grande maioria deveria ter vergonha de mostrar sua barriga.
Acho que uma “bela mulher”, pode usar qualquer uma dessas, porque uma mulher bonita, sempre será uma mulher bonita.
Isto vale para os homens tambem
obs.: de cada dez mulheres, que usam roupas que mostram sua barriga, (duas delas) acertam no visual, (duas delas) melhor seria dar uma olhadinha no espelho e
o resto (mais da metade) que DEUS nos livre.
Sem mais, agradeço
é melhor sem.rsrsrsrsrsrsrsrs
Eu sai com uma de El Salvador que usava uma 1970.
Neste caso nao dei muita atencao, fui logo tirando e dai aquele mulherao!!! Me dei bem…
Legal a materia… tem muita mulheres que ainda usam essas dos anos 50.
Putz, como tem gente semianalfabeto neste rol de comentários.Os caras não sabem escrever…
hj é um tampa argola né
alem desta diferença de calcinhas devemos nos lembrar tbm que as mulheres antigas tinham mais vergonha o que tbm é muito bom
tbm acho!!
A FALTA DE VERGONHA E RESPEITO FOI INVOLUINDO NO SENTIDO INVERSO, AS MUIÉ SO NAO FICA SEM NADA PORQUE ENTRA AREIA E POEIRA
para cabelo: acho tirar sarrinho é mais facil , tudo tem sua ´´epoca… sua mamã pode te explicar…creio que os homens naquela época sabiam muito bem como tirar estas cirolas rsrsrsrs
contrario doshomens de agora que acho que nao sabem nem o que é calcinha pois nem vêem ja querem logo sem a calcinha pra ficar mais facil principalmente se tiver com problema de ejaculção precosse, que isso é um problema, né?
As de hoje são mais bonitas de se olhar.
Isso prova que desde 1800 o planeta esta se aquecendo, ou seja e culpa do aquecimento global ?
Ou sera aquecimento local ?
Não importa o que se veste por baixo o gostoso é saber que o de baixo é só seu (pelo menos naquele momento)
Não existe ninguem feio, bem como, as roupas íntimas de antigamente não são feias estão apenas fora de época, o que importa é que os parceiros no momento adequado possam curtir o momento a dois, tenho certeza que meu pai e minha gostavam das roupas da época hoje talvez ela nem use roupa por baixo…sei lá.
Quantos comentários esdrúxulos, sem nenhum sentido. A moda (inclusive as roupas intímas), seguem as tendências da época, momento histórico, padrão cultural e social. Portanto, no século XIX o padrão cultural era muito diferente de hoje, com enormes tabús em relação ao sexo. Por esse motivo a mulher tinha que cobrir com muita roupa o seu corpo. Não havia liberdade para expressar a beleza íntima da mulher. Com a revolução cultural e sexual dos anos 60, com algumas ações feitas por um grupo de mulheres na França, que queimaram seus soutiens em praça pública, e posteriormente aqui no Brasil, na década de 70 , quando a atriz Leila Diniz tirou foto grávida, vestida de biquini, o corpo passou a ser algo considerado belo e digno de roupas íntimas que o tornasse sensual.
Dessa forma, começa a se desenvolver um estilo de roupas íntimas que torna a mulher mais feminina e sensual, quebrando os tabús existentes no passado.
Você escreve bem, é uma pessoa articulada, acima da média ! Assim, vou lhe fazer uma provocação :
– As calcinhas foram sendo reduzidas, porque as mulheres começaram a se depilar cada vez mais ?
ou
– As mulheres chegaram à depilação total porque as calcinhas chegaram ao formato “fio dental” ?
Eu achei bem legal, porque realmente é bem dificil pras pessoas pararem pra se perguntar como surgiu a calcinha??Né?
O que dá sensualidade na mulher é a calcinha. Sem ela, a coisa perde o sentido, pois o prazer do verdadeiro homem é quando a mulher não se mostra em seu total, até o momento do ato sexual em si. Se uma mulher se despir de chofre a frente de um homem, a curiosidade do homem passa e o restante fica um pouco sem brilho.
RF
ainda bem q mudou né era horrivel antigamente!
Adoro as mulheres, vivo para elas.
Me encantam, é o ar que respiro
Sua beleza me encanta, me fascina
Uma bela mulher é um presente
Quero a todas, todas do mundo
Quero viver colado em seus braços
Tirando suas calcinhas com amor
Todo o amor que exista nesta terra
É pouco, para este grande momento
Que viverei para nunca esquecer
Te amo, te amo, te amo, te amo…..
acho q uma mulher sem calsinha não é nada.
A TENDENCIA DESSE JEITO É A CALCINHA ACABAR…SER EXTINTA… BOOMMM…
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
Viva a calcinha! Abaixo a calcinha! Calcinha boa é a calcinha fora!
que beleza hein!! quanta informacao importante!!! e tem gente que ainda responde fazendo comentarios sorbe historia da calcinha achando absurdo!!!
-ora bolas, como que pode isso?? nao é isso nao..a historia é esta outra aqui óh
hahahah desculpa povo, mas nao pude resistir ao comentario. Isso é uma futilidade sem igual
Gostei de saber dessa pesquisa ,calcinha também é muito importante para as mulheres assim como para os homens!
Tenho uma importante descoberta também,uma coleção de fotos sobre D.Pedro II e Família .Veja no YouTube: Família Imperial1 e Fotos Maravilhosas, Jesus ama vc!
seria mais economico só tapa sexo q acha?
Na realidade, a imagem em questão é apenas uma bricadeira, lógico que com informações reais, mas sobre o aquecimento global !!! Não era pra ser um relato histórico da calcinha, como é a intenção da reportagem, mas sim apenas de fazer uma brincadeira mesmo!!! Ela prova através do tamanho das calcinhas (rsrsrs), ano após ano, que o aquecimento global existe sim!!! – Ao contrário do que acreditam os americanos relatados em outra reportagem do próprio IG hoje!!!
Abraços!
Engraçado!!!
Tem uma rede de lojas aqui que usa o primeiro modelo de calcinha como… Farda!
Adorei a matéria!!!
Lembro que em 2007 mesmo, minha mãe recebeu um e-mail com essa imagem, rimos demaaais! Mas isso é fato, a calcinha só tem diminuído de tamanho com o passar dos anos, e não por causa do aquecimento global… isso não tem nada a ver. Mas, sim, por questões de cultura, sociedade e, principalmente, momento histórico, como a Mariana Moura falou. E pra quem acha que com tanta diminuição a calcinha vai acabar sendo extinta, eu garanto que não. Já diminui tudo que tinha pra diminuir, mais que isso é impossível. É como uma amiga minha sempre fala: “Mulher pode até viver sem homem, mas nunca sem calcinha”.
Para quem gosta de curiosidades lusitanas, saiba que Calcinha em Portugal é chamada de Cueca Feminina … a turma adora essas coisas !
Para aumentar a cultura inutil e por associação, saiba que aquela toalha menorzinha que ficava pendurada ao lado do bidé é chamada (por quem usa …) de Toalha de Rabo.
Esse aí sou eu … espero não precisar de alterar o nome nunca mais.
“…o corpo passou a ser algo considerado belo e digno de roupas íntimas que o tornasse sensual”.
Não, esta não é a realidade. A realidade é que o corpo humano *deixou* de ser digno e belo justamente ao se tornar “objeto de consumo” como qualquer outra mercadoria.
Uma pena que você não consiga ver isso…
O belo é para ser “velado” justamente porque merece ser “mostrado” apenas para aquele que irá saber valorizar a tal ponto a sua intimidade espiritual e corporal que saberá que você não é “um objeto” e sim uma pessoa para amar e ser amada. Em última instância, isso só se dá no casamento sacramentado!
A infelicidade da mulher -apesar de andar nua na rua pela “moda” atual – só aumenta…. e isso não sou eu quem digo, mas as pesquisas!
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI98917-15228-1,00-A+QUEDA+DA+SATISFACAO+FEMININA.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI98917-15228-2,00-A+QUEDA+DA+SATISFACAO+FEMININA.html
Paz
Julie Maria
Marcelo, parabéns e muitas felicidades e que os seus sonhos
continuem a se concretizar, neste seu aniversário.
Saúde e muito sucesso, você é , como diz o Obama, ” o cara”,
ouço o seu programa todos os sábados e todas as noites e sempre que possível, porque não consigo decorar os horários, o da tv. Felicidades, Jayme Antonio Ramos.
Ah! ia esquecendo, neste mesmo dia em 1300 e lá vai pedrada,nasceu o Rei Dom Duarte I de Portugal, meu segundo país, o primeiro é o Brasil.
aff… é legal mais estranho*__*