Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que você faz com 5 centavos?

25 de janeiro de 2009

iG Colunistas – Blog do Curioso, por Marcelo Duarte - » O que você ...
As moedas de 1 centavo sumiram. Até a famosa frase “posso ficar devendo 1 centavo” já não é mais pronunciada. Ninguém espera mais receber trocos de 1, 2, 3 centavos.  Será que o mesmo acontecerá com a moeda de 5 centavos? O que você faz com 5 centavos hoje em dia? Uma bala na padaria já está custando 10 centavos… Uma fitinha de Nosso Senhor do Bonfim também sai por 8 centavos (desde que compradas em dúzias).  Em Salvador, o preço de uma viagem de subida ou descida pelo Elevador Lacerda é de 5 centavos. Pode parecer nada, mas os baianos reclamam. Nas duas cabines mais modernas, o trajeto é de 23 segundos. Vou fazer uma comparação rápida com outro meio de transporte. Quem paga R$ 2,30 pelo ônibus na Cidade de São Paulo, arredondando a conta, teria direito a ficar apenas 15 minutos dentro do coletivo. Depois disso seria obrigado a descer. A única vantagem é que o Elevador Lacerda não enfrenta congestionamentos – embora as filas sejam enormes!

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O turista azarado das Torres Gêmeas

O turista azarado das Torres Gêmeas

Para comemorar os 20 anos do "Olá, Curiosos!", pedimos a Gilmar Lopes, criador do canal E-Farsas, para contar uma fake news de 2001. Ele lembrou da foto de um turista no topo do World Trade Center minutos antes de os aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas. O que...

A piscina mais funda do mundo

A piscina mais funda do mundo

Os Emirados Árabes Unidos não param de inaugurar grandes atrações para atrair cada vez mais turistas. Na semana passada foi inaugurada em Dubai a piscina para mergulho mais profunda do mundo. A Deep Dive Dubai tem 60 metros de profundidade e 14,6 milhões de litros de...

46 Comentários

46 Comentários

  1. ana maria monteiro dos santos pinto

    Com uma moeda de 0,05 é difícil fazer algo, ma se eu for colocando todas elas em um cofrinho quando eu tiver 100 moedinhas desta talvez de para eu pagar 2 passagens de onibus (ida e volta). Digo TALVEZ porque até lá a passagem ,provavelmente , também já subiu…..

    Responder
  2. juliane

    bom, nao entendo nada de economia, mas eh engracado como aqui no japao eles nunca deixam de dar troco de 1 yen (o equivalente a 0.0262352 reais – sim, fiz a conversao haha). assim como vc nao pode ficar devendo 1 yen!
    e qdo fui ao brasil da ultima vez em alguns momentos eu ficava esperando troco de 1 centavo! coitada de mim, ne, ia ficar la pra sempre esperando!…

    Responder
  3. EU MESMO !

    É querida Juliane. A nossa realidade é bem mais impactante que 01 centavo, vc deve saber ou não, mas num país como o Brasil que se ganha em média 300% do valor real de um produto vendido nos comércios e ainda sonegam impostos e não emitem notas para deixarem de alimentar os pobres deputados e seus hierárquicos acima e abaixo nas luxurias de um governo corrupto e impune. 01 centavo é um grão de arroz no oceano pacífico. Mas não se assuste, pobres como nós na maioria das vezes não consegue ter idéia do tamanho e o valor desses pequenos detalhes. rsrsrsrsrs

    Responder
  4. regina

    mas inverta o caso, entre no buzu ( como se chama aqui em salvador o ônibus) e diga se pode deixar devendo, um ou cinco centavos, para ver se o trocador deixa você passar!

    Responder
  5. Ribamar Pinheiro

    É, essa é ´bem legal. Aqui no Brasil aprendemos a “dispensar” trocados, é por isso que os bancos todo final de ano, comemoram seus vultuosos lucros. É aquela velha história, de grão em grão, a galiha enche o papo.

    Responder
  6. Daniela

    Eu acho que essa desvalorização aconteceu depois que o comércio substituiu a moedinha de 5 centavos por bala.E o pior é que nós aceitamos isso, nosso dinheiro virou doce.Dia desse euestava na fila da padaria e uma senhora foi comprar pão e faltou 6 centavos no dinheiro dela, resultado, ela teve teve que comprar um pão a menos. A partir desse dia mudei de idéia em relação aos centavos. Devemos valorizar mais o nosso dinheirinho, mesmo os centavos, é tão difícil ganhar!

    Responder
  7. renata santos

    Então tem situações interesantes; de repente o cidadão realmente não tem aquele 1 centavinho ,e é impedido de entrar num coletivo, numa sala de cinema, num clube, numa boate em tantos outros lugares não citados por mim; mas os estabelecimentos respeitam os nossos direitos de termos o nosso troco de volta, mesmo que seja 1 centavinho ? Muitas ficamos parados em frente ao atendente que nos atendeu esperando como bobos por nosso troco; nem que seja um centavinho. Isso não acontecem com vocês brasileiros como eu ?

    Responder
  8. Lua

    Eles ficam devendo 1,2,3..e 5centavos…mas vai no ônibus, mercado..pra vê se consegui ficar devendo.Não deixam não!

    Responder
  9. J. Antonio

    É muito simples saber o valor real de 0,05. Basta que quando for fazer compras em qualquer lugar, diga que irá ficar devendo cinco centavos.Olhe para o(a) atendente e veja no seu rostro a sua reação. Exija o que é seu de direito, pois esta cultura do vou
    ( nem é posso? ficar te devendo só acontece no Brasil. Da mesma forma dar troco com balas tão minúsculas ( que quando colocadas na boca seu sabor nem chega na garganta).Por acaso alguém já fez compras e pagou com as ditas balas? Eles aceitam elas de volta como forma de pagamento? Então…
    Moro no interior de SP e quando aqui chegamos brigamos muito mas hoje onde entramos ninguém é besta de nos fazer tal proposta. Nem balas nem ficar devendo. O que era muito comum aqui também era deixar o carro estacionado e na volta ele estava com os vidros pintado com propaganda para rodeios, bailes etc. Fui atrás dos autores e fiz limpar. Isto é crime de danos contra a propriedade alheia. Esta minha reação caiu no ouvidos e conhecimento de muitos que também reagiram, inclusive a imprensa local publicou matéria sobre o assunto. Passados 5 anos que aqui estou, posso afirmar que hoje é dificil ver tal agressão ao seu bem. Bons costumes se cultua, mal costumes
    a gente combate. É assim que se forma uma ” Civilização” na pura expressão da palavra. Abraços.

    Responder
  10. karla

    o pior não é não dar o troco de um centavo,o pior é as balinhas de troco,eu odeio balinha de troco,queria juntar um punhado delas e ver se aceitam como parte de algum pagamento,ah queria ver isso…

    Responder
  11. hotjuan

    deveriamos receber 4 centavos a mais e não deixar de receber 1 centavo, imagina que em um supermercado como extra ou carrefour, que deve passar o minimo de 1000 pessoas por dia, faça as contas 10 reais por dia e isto é o minimo, o procon
    deveria proibir os valores de 99,99, 49,99 etc,99

    Responder
  12. especulado

    Mas que cheretisse, compro presente pro professor, de final de ano junto com a turma, ora,ora,ora,ora….

    Responder
  13. cidadao brasileiro

    Durante a conversão de cruzeiro para reais, os bancos abocanharam uma boa fortuna dos correntistas, com os centavos existentes nas contas correntes e poupança, cinco centavos pode não significar muita coisa para o cidadao, para as empresas é um lucro e tanto, imagine 1000 pessoas deixar, 5 centavos por dia, em um mes, a empresa terá aproximadamente R$ 1.500,00, isso sem fazer o menor esforço.

    Responder
  14. jose eduardo correa lopes

    PARECE BESTEIRA RECLAMARMOS , NA HORA DO CAIXA ,EM ALGUM ESTABELECIMENTO,(POR EXEMPLO), A FALTA DE 0,05 CENTAVOS, MAS NO CASO DOS COLETIVOS,O COBRADOR FAZ QUESTÃO DE ”IMPOR” A FRASE:- FALTA 5 CENTAVOS COMPANHEIRO!!!!
    -DÁ P/ PASSAR BATIDO, A ”SUTIL ESTUPIDEZ” DO COBRADOR E, CONTUDO,LHE DAMOS A MOEDA.MAS É UMA CENA QUE NOS CONSTRANGE NO FUNDO DE NOSSOS EGOS.

    Responder
  15. Lea Rocha

    Coloco 5 cartas sociais no correio, apenas para pessoas físicas. Só pago contas com cartão de débito, para evitar que fiquem me devendo.

    Responder
  16. reinaldo

    se dez pessoas deixarem 1 centavo cada ja 10 centavos e se forem 100 pessoas são 1 real e se forem 1000 pessoas são 10 reais para o comerciante deixar um centavo porque não vale a pena brigar , mas os comerciantes se cobrarem 1 centavo quando fica faltando para gente pagar é muita avareza não acham

    Responder
  17. E ao mundo digo o que

    Eu não deixo meus centavinhos pra trás não e seja aonde for (padaria,coletivos etc) e mudei a minha maneira de agir justamente porque quando sou eu que preciso ficar em débito não aceitam.
    Sim, porque se eu não tiver, não vou levar o pãozinho, não vou poder rodar a catraca então ao contrário tem que ser diferente e eu não acredito nessa história de que EU NÃO TENHO O TROCO AGORA PRA TE DAR.
    Faça-me o favor né, basta fazermos as contas pra analisar que até aquele momento o que se tem de centavos guardados ali, é de perder de vista.
    Já aconteceu aqui na minha cidade interior de Minas rs aonde dei o siongelo apelido de LOST rs, um senhor que ia sempre ao mesmo mercadinho pra comprar o seu pão religiosamente 3 vezes ao dia e um dia sim e outro também recebi de troco balas.
    No começo ele mesmo disse que não se importava e levava as balas pra casa aonde distribuia aos netos, filhos ou até ele mesmo acabava consumindo. Então em um belo dia por não ter justamente os centavos acabou sendo impedido de levar a mercadoria e em profunda revolta decidiu que daria o troco logo logo e foi o que ele fez.
    Separou uma caixa e foi guardando as balas e quando percebeu que já tinha uma quantidade generosa e que poderia ir a forra, se dirigiu até o tal mercadinho, colocou a caixa em cima do balcão e disse:
    _ Por favor, me dê tudo em pão ?!?
    Gente só sei que virou notícia na cidade, o homem deu entrevistas e não duvido se agora não esteja ganhando bons trocados dando cursos de como ter coragem e exigir aquilo que é de direito, sem fazer o outro de bobo rsrs

    Responder
  18. Cléo Manso

    Estou com o J. Antonio.
    E o hotjuam também está certíssimo!
    José Eduardo Correa Lopes, ionfelizmente o povo não sabe a força que tem a não ser a força dos músculos ou fazendo besteira, como a articulação dos Sem Terras que acham que o governo tem obrigação de DAR, onde eles, se fizesemm, asim como outros movimentos, um basta de congressistas levarem vantagens, ganharem para fazer nada e ainda roubar do povo, em vez de distruirem propriedades alheias ou do governo que invadem, TALVEZ o Brasil tivesse jeito e os centavos seriam importantes e circulariam.

    Responder
  19. geraldo nunes

    Ué, se não querem pagar, basta subir a ladeira… rsrsrs…

    Responder
  20. lalita

    Além da carta social, posso comprar uma bala na barraca ou um copo descartável, dos pequenos, na padaria. Se eu juntar posso comprar algo mais, porém o chato mesmo é o povo que arredonda troco. Seja ele 2,3 ou 5 centavos, é meu! E no ônibus, se vc esquece de dar 5 centavos vc passa vergonha!!!!

    Responder
  21. Elisangela

    R$0,05 é dinheiro pra caramba. É só pensar nas muitas pessoas que ralam para conseguir esse valor juntando sucatas nas ruas das grandes cidades. Quanto às balinha de troco, minha mãe superou a todos. Chegou o dia em que ela deu um basta na dona do supermercado onde fazia compras. Sempre era a mesma coisa – balinhas de troco. Até que um dia, já irritada, minha mãe começou a juntar as balinhas e no final da semana já tinha o equivalente a R$0,80. então foi até o mercado e, ao passar pelo caixa, despejou as balinhas e começou a contar. A caixa indignada chamou a dona do mercado e minha mãe muito calmamente explicou que se ela podia receber como troco as balinhas, é claro que a caixa poderia recebê-las de volta como parte do pagamento. (só um detalhe – o mercado estava cheio e todos que estavam nos caixas próximos aplaudiram e concordaram com minha mãe). Nunca mais minha mãe recebeu balinhas como troco e conseguiu pagar com as balinhas que havia levado.

    Responder
  22. Penha Santos

    Não sou “sovina”. Longe de mim.Contudo fico estressada quando compro algo que custa R$1,99,R$2,99,R$59,99 e nunca recebo o troco de R$ 0,01 O mesmo ocorre nos supermercados, padarias etc.
    Nunca aceitei como troco balas e caixa de fósforos. Sábado passado fui assistir ao ” O Dia em que a Terra Parou”, com minha filha Alice e ao comprar pipoca recebi uma Pastilha Forte Garoto no lugar de R$0,50. A sorte da atendente foi que sou “varada” em Pastilha Forte desde os tempos de vestibular ( fiz muitos, passei em todos) , o filme já estava começando e minha filha é ” light”.
    ET. A filha de Vanilda,uma colega, a Carol de Campos, comprou uma TV juntando R$0,01!!!!!

    Responder
  23. Adriana

    As pessoas devem exigir 1 centavo nas lojas de 1,99, pq eles estao lucrando em cima dos bobos que não cobram o troco, e isso é uma questão muito forte, exijam 1 centavo de qualquer um que te venda algo por 1,99 ou 2,99 ou 3,99, esses valores viraram uma forma de lucrar em cima dos desatentos.

    Responder
  24. sam

    Eu pago tudo com cartão de débito e ando com R$ 50,00 trocados no bolso para uma eventualidade.O cara do posto de combustíveis, do supermercado, do comércio em geral nunca tem o raio do troco.Se vc reclama eles demoram prá ver se vc desiste.Eu trabalhei em mercado e sei que os caixas negam ter o troco para ficar com ele.De grão em grão a galinha enche o papo, não é?Se guardar dez por dia no fim do mes dá 300.Não tá bom?

    Responder
  25. targinosilva

    Não devolvem de sacanagem, eu peço.
    Tem mercado que tambem não cobra, 1 ou 2 centavos.

    Responder
  26. targinosilva

    Pior que os centavos é o preço da gasolina tem 3 casas decimais.
    Voce paga por um valor que não existe.

    Responder
  27. Penha

    Se faltarem cinco centavos para complementar qualquer pagamento,uma compra não será concluida..talvez eu não possa andar no ônibus.

    Responder
  28. tayná Guedes

    Ate guardei uma moeda de cinco centavos por que daqui a um tempo serão raras!!

    Responder
  29. Cacá

    Só para acrescentar mais uma: as cias telefônicas vivem de centavo em centavo ( o preço de uma ligação). Olhem o tamanho delas.

    Responder
  30. marisinha

    junto com a de 0,25 para somar 0,30…….

    Responder
  31. Diego

    Certo dia, me faltou 5 centavos para pegar o ônibus para minha casa, que era do outro lado da cidade, por isto não peguei o ônibus, fui embora a pé e ainda fui assaltado… cheguei só de calça em casa.

    Responder
  32. Getúlio Sloan

    Esse tipo de problema, por exemplo, não acontece em Países onde a cultura econômica se apresenta mais madura, pois é uma conduta de investimentos e não de gastos.
    R$ 0,05 (cinco centavos), pode não parecer valer muita coisa neste País que a cada momento somos vítimas de pessoas que se dizem empresários, explorando alguma atividade lícita, que sofre a ação de atravessadores, ocasionando extrema oneração no preço final das coisas, porém a carga tributária nacional colabora muito para isso também.
    Bem, para mim, vale muito, num primeiro momento da utilidade de troco e principalmente quando juntamos e depois de algum tempo, com certeza haverá uma soma razoável a desfrutar.

    Responder
  33. nina

    Vou da cidade alta para a baixa, pegando o elevador Lacerda.

    Responder
  34. Gustavo

    R$0,05 Quando vou no mercado e minha compra deu um valor quebrado de R$102,32 e eu dei para a atendente R$103,00 o troco tenho certeza que ira ser de R$0,70 mas se os centavos da minha compra fossem 0,34 ela me daria 0,65.
    Acho que acaba ocorrendo um equilibrio na descordo da medida, tente ir no banco e trocar R$100,00 em qualquer tipo de moeda!
    As moedas estao sumindo, tenho um comercio e meus preços tive que arredondar tudo para 0,50 ou 1,00 e essas moedas ja dao um trabalhao para arrumar no banco.

    Responder
  35. Agostinho - Curto e Grosso

    Quem controla as formiguinhas, deixa os elefantes passarem.

    Responder
  36. elisabeth faria gadea

    Em vez de desprezar-mos os 5 centavos, que tal colocar no
    cofrinho. Como disse um dos comentários: De grão em grão a
    galinha enche o papo.

    Responder
  37. Nivaldo

    O BRASIL AO INVÊS DE TER ESCRITO NA BANDEIRA ORDEM E PROGRESSO , DEVERIA TER ESCRITO DESORDEM, SEM PROGRESSO E CORRUPÇÃO. MEU DINHEIRO NÃO É CAPIM PRA EU DEIXA-LO DE GRAÇA, EU PEÇO O QUE É DE MEU DIREITO, NÃO SOU PÃO DURO, MÁS É DIFÍCIL GANHAR DINHEIRO.

    Responder
  38. Carlos Pereira

    O leitor HOTJUAN está certíssimo. Muitos desprezam 1 centavo, mas pelo jeito para o comércio ainda vale muito: em toda parte se vê anúncios de produtos com final ,99 . Tem até televisão com essa palhaçada. Experimente comprar a TV e pedir 1 centavo de troco. Irá receber uma cara feia do caixa. Ou te julgarão um pão-duro.

    Responder
  39. laurinha

    Pago a passagem para subir no ELEVADOR LACERDA DA CIDADE BAIXA PARA A CIDADE ALTA EM SALVADOR OU VICE VERSA….

    Responder
  40. Jovenal

    PORRA CARA TANTAS COISAS SERIAS PARA COMENTAR,O CARA VEM COM ESSA PORCARIA,PORQUE NÃO FALAR DO ENSINO ESCOLAR ONDE OS ALUNOS ESTÃO PASSANDO DE SERIE SEM SABER O QUE É UMA VOGAL.
    Resposta de MARCELO DUARTE: Por que você não aproveitou o espaço para falar do ensino escolar? Eu dou a minha parcela de contribuição, colocando os acentos corretamente nas palavras!

    Responder
  41. Eliel Moreira da Silva

    Com a desvalorização do Real, não se pode fazer quase nada com cinco centavos, mas,, pode-se transformar a economia em justiça. Isto é. Multar quem não dá troco. Imagina quanto as empresas ganham retendo cinco centavos de cada venda? um absurdo. O maior problema do Brasil é que não há fiscalização e as leis são escancaradamente burladas. É ilegal não dá troco!
    Eliel Moreira da Silva
    Estância Velha/RS.

    Responder
  42. beth

    experimente ir ao supermercadoe ficar devendo um centavo, a caixa vai logo dar um jeito de ter troco.Isso e uma grande malandragem dos grandes malandros brasileiros.Eta povinho safado!!!!

    Responder
  43. Helena PRADO

    Junto e dou esmolas

    Responder
  44. Alicia

    Com 05 centavos eu cumpro 1 bala. KkKkKK mass é verdadee!!

    Responder
  45. Alicia

    Com 05 centavos eu compro 01 bala!!!

    Responder
  46. Wilze Vieira Oliveira

    Não sei o que fazer com 5 centavos.Mais com 50 centavos eu compraria uma bolinha daquelas meio grandinhas e venderia por 5,00 RS e usaria para comprar um Bahia da sorte e apostava na sorte!! Já pensou se eu ganho o premio ? E é assim que se faz lucrar 0,50 RS Thau!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This