Quando os Estados Unidos desenvolveram a caneta espacial, que funciona sem gravidade e em qualquer temperatura, a história virou motivo de piada. Dizia-se que  os norte-americanos investiram dez anos e 12 milhões de dólares para que os astronautas fizessem suas anotações, enquanto os cosmonautas russos  optaram por outra saída bem mais em conta. Usaram lápis.
Gozações à parte, a novidade é que hoje não são só os viajantes do espaço que podem comprar ter uma dessas super-canetas. O site Fisher Space Pen oferece várias opções de canetas de astronautas. Uma delas é a Trekker Space Pen, que vem com um dispositivo para prender a caneta na roupa, evitando que ela saia perambulando com a falta de gravidade. O preço dela é de 30 dólares.
Fisher Space Pen Trekker Space Pen Matte Black SC725B Black Ink ...

Outra alternativa é a Bullet Space Pen, que não tem esse nome à toa. Em vez de latão, ela é feita do mesmo material das balas de revólver, já que os astronautas precisam de utensílios muito resistentes. É uma boa pedida também para caçadores e soldados, que terão um objeto bem curioso para mostrar aos colegas. Sai por 25 dólares.
Fisher Bullet Space Pen - MyPilotStore.com
Bem, essas são as versões mais baratas. Mas há uma caneta em comemoração aos 40 anos da chegada do homem na Lua que chega a custar 800 dólares. Um precinho estratosférico!