O nome “Barbapapa” veio de “Barbe à Papa”, que é como os franceses chamam o algodão doce. A arquiteta francesa Annete Tison (1942-2013) estava apresentando Paris a seu marido, o professor de Biologia americano Talus Taylor (1933-2015). Numa visita ao Jardim de Luxemburgo, em 19 de maio de 1970, ele ouviu uma criança chorando e berrando por algo que ele entendia como “barbapapa”. Annete explicou que a menina estava pedindo algodão doce para os pais. No almoço daquele dia, ele desenhou no guardanapo um personagem cor de rosa batizado de “Barbapapa”.  O casal lançou naquele mesmo ano o primeiro livro do personagem. No total, eles lançariam 38 livros. FAMÍLIA BARBAPAPA
Esta é a Família Barbapapa
Para não deixar Barbapapa sozinho, Annete e Talus criaram a Barbamama (preta) e sete filhos. Os nomes das meninas são: Barbabela (lilás), Barbacuca (laranja), Barbalala (verde). Os meninos chamam-se Barbaclic (azul), Barbaploc (vermelho), Barbatinta (preto e peludo) e Barbazoo (amarelo).
BARBAPAPA
A primeira série de TV da Família Barbapapa estreou em 1973 e teve 45 episódios. Ela chegou ao Brasil em 1977 e foi exibida dentro do matinal “Globo Cor Especial”, da Rede Globo. A versão da música fez um grande sucesso e foi lançada pela gravadora Phillips no ano seguinte. Depois vieram outras duas séries de TV e, em 2017, a marca Barbapapa estava licenciada para 80 empresas.

 

 

Ouça abaixo a abertura de “Barbapapa” na versão da banda Bek e os Tio de Fusca, especial para o “Você é Curioso?”