Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Luís Carlos Prestes

24 de abril de 2019

 

  • Luís Carlos Prestes nasceu em Porto Alegre (RS), em 3 de janeiro de 1898. Ele era o único homem dos 5 filhos de Leocádia e do capitão militar Antônio Pereira Prestes.
  • Quando estava no primário, seus colegas o agrediam porque era o menor da turma. Um dia, ele revidou e mordeu os meninos. Acabou expulso da escola por causa de seu “instinto canino”.
  • Aos 26 anos, liderou o movimento que percorreu 25 mil quilômetros do território nacional com o intuito de enfraquecer o governo de Arthur Bernardes. A Coluna Prestes durou 21 meses. O feito lhe rendeu a alcunha de “Cavaleiro da Esperança”.
  • Perdeu a virgindade aos 37 anos. A primeira mulher de sua vida foi Olga Benário. Ela foi designada pelo partido comunista para acompanhá-lo e protegê-lo em sua volta clandestina ao Brasil, após um período de exílio em Moscou (Rússia). Os dois acabaram se casando e tendo uma filha, Anita.
  • Prestes foi preso em 1936 depois de participar da Intentona Comunista. O militante comunista respondeu a um processo por deserção que chegou a ter 25 volumes (35 páginas destinadas à acusação e 80, à sentença).
  • Permaneceu encarcerado por 10 anos, os dois primeiros em total isolamento. Nesse período, um guarda lhe fornecia escondido alguns jornais. Para poder ler, ele enrolava as folhas nos lençóis e se enfiava debaixo do cobertor.
  • Em 1947, conheceu sua segunda esposa, Maria, com quem teve oito filhos. Como nessa época o Partido Comunista Brasileiro (PCB) era clandestino, ele vivia escondido e só podia ver as crianças esporadicamente. Os garotos o visitavam em grupos de 3, viajavam o percurso todo de olhos vendados e achavam que iam visitar um tio, para não deixarem a palavra ?pai” escapar em momentos impróprios.
  • Era chamado de O Velho pela família.
  • Durante um comício da campanha presidencial de 1989, em São Paulo, o locutor do carro de som anunciou que “o companheiro socialista Luís Carlos Prestes” discursaria em minutos. Minutos depois, voltou ao microfone e se referiu ao político como “comunista Prestes”. O líder do PCB resolveu então intervir e exclamou: “Sou um comunista revolucionário, por favor!”.
  • Morreu em 1990, vítima de leucemia.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Ele era filho de José Thomaz Nabuco de Araújo, senador do Império, e de Ana Benigna de Sá Barreto, cuja família fazia parte da elite açucareira. Joaquim Nabuco começou a estudar...

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Basicamente o azeite deixa de ser considerado virgem quando sofre qualquer tipo de intervenção química ou de procedimentos industriais. Na verdade é muito difícil que o azeite consiga se manter extra-virgem em todas as suas etapas de produção. Por isso mesmo eles...

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Esqueça o ditado, pois pode sim. E duas, três, muitas vezes. "Eles atingem os lugares mais elevados, como torres em locais planos e árvores no alto de morros", conta Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This