Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Dom Pedro II

24 de abril de 2019

1. Foi o primeiro monarca brasileiro. Ele nasceu às 2h30 da madrugada de 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro. Media 58 centímetros. Ficou órfão de mãe com apenas um ano, órfão de pai aos 10 e virou imperador aos 14.

2. Ganhou um nome um pouquinho menor do que o de seu pai: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

3. Após a morte de sua mãe, Pedro passou a receber os cuidados de Marianna Carlota de Verna Magalhães, suíça que tinha sido sua ama-de-leite. O garoto a apelidou de Dadama.

4. Ninguém ficou tanto tempo no poder quanto Pedro II. Ele reinou de 1840 a 1889. Quem chegou mais perto foi o presidente Getúlio Vargas, com 18 anos.

5. Quando d. Pedro I abdicou o trono brasileiro para seu filho, ainda criança, o Brasil foi governado pela chamada Regência Trina, composta por Bráulio Muniz, Costa Carvalho e Francisco de Lima e Silva (pai de Duque de Caxias).

6. A maioridade do príncipe Pedro II gerou uma grave questão política. Em maio de 1840, quando tinha apenas 14 anos, o Senado rejeitou por 18 a 16 votos a antecipação de sua maioridade, afinal decretada em julho do mesmo ano.

7. As pedras preciosas da coroa de Pedro I foram usadas na de seu filho. A coroa de Pedro II pesava 1,7 quilo. De ouro cinzelado, era enfeitada com 639 brilhantes de Minas Gerais e 77 pérolas.

8. Como o jovem imperador precisava se casar, de preferência, com alguém da realeza europeia, encontraram uma princesa disponível em Nápoles. D. Pedro ficou radiante com o retrato da jovem Teresa Cristina, mas teve de esperar mais de um ano até a sua chegada, no dia 3 de setembro de 1843. Aos 17 anos, Pedro estava louco para conhecer a mulher com quem já se casara por procuração. Às 6 horas da tarde, o navio aportou com a princesa na Baía de Guanabara. Segundo o protocolo, ela só desembarcaria no dia seguinte, mas d. Pedro resolveu subir no barco na mesma noite. Teresa Cristina fora avisada às pressas e já estava no convés quando o imperador chegou. Foi a maior decepção para Pedro. Ela era baixa (quase uma anã), gorda e mancava. D. Pedro fez um cumprimento de boas vindas, disse “até amanhã” e voltou para o palácio.

9. O casal teve quatro filhos: Afonso, Isabel, Leopoldina e Pedro. O nome da Princesa Isabel era mais curtinho: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança. A Condessa de Barral foi amante de Dom Pedro II.

10. Em 1876, o imperador fez uma viagem de um ano e meio para o Oriente Médio. Os jornalistas da época falavam que ele tinha a “doença da mala”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

10 curiosidades sobre Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Ele era filho de José Thomaz Nabuco de Araújo, senador do Império, e de Ana Benigna de Sá Barreto, cuja família fazia parte da elite açucareira. Joaquim Nabuco começou a estudar...

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Como o azeite extra-virgem perde a virgindade?

Basicamente o azeite deixa de ser considerado virgem quando sofre qualquer tipo de intervenção química ou de procedimentos industriais. Na verdade é muito difícil que o azeite consiga se manter extra-virgem em todas as suas etapas de produção. Por isso mesmo eles...

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Esqueça o ditado, pois pode sim. E duas, três, muitas vezes. "Eles atingem os lugares mais elevados, como torres em locais planos e árvores no alto de morros", conta Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This