Por que nós chamamos fita adesiva de durex no Brasil? A empresa americana 3M iniciou suas atividades no Brasil em 1946 com uma fábrica em Campinas-SP. Ah, 3M significa Minnesota Mineração e Manufatura em inglês. Minnesota é o Estado em que a companhia nasceu, em 1902.  A razão social da fábrica no Brasil era Durex Lixas e Fitas Adesivas Limitada.

O sucesso foi tão grande que o nome Durex acabou virando sinônimo do produto, como aconteceu por aqui com Bombril e Maizena, por exemplo.

Mas, se você chegar em Portugal e pedir por Durex, o que vão lhe entregar são preservativos. O motivo é o mesmo: marca que virou nome de produto.  A marca Durex foi registrada em 1929 pela London Rubber Company, do inglês Lionel Alfred Jackson. Logo se tornou um dos preservativos mais conhecidos do mundo.

O nome Durex é um acrônimo derivado das palavras “durability” (durabilidade), “reliability” (confiabilidade) e “excellence” (excelência). Não se sabe se o nome que a 3M adotou para sua primeira fábrica brasileira foi copiado daí.