Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Taj Mahal

24 de abril de 2019
  1. O Taj Mahal é um mausoléu construído nas encostas do rio Yamuna em Agra, na Índia. Ele foi feito pelo imperador Shah Jahan para sua segunda esposa, Aryumand Banu Began. Ela foi apelidada pelo marido de Muntaz Mahal, que significa “A primeira dama do palácio”, e acabou ficando para a posteridade com esse nome. A designação Taj Mahal deriva do nome dela, sendo “Taj” uma palavra persa que significa “coroa”. Taj Mahal seria, portanto, “A coroa de Mahal”. A imperatriz morreu em 1630 ao dar à luz o 14º filho do casal.
  2. O prédio de mármore branco encrustado de 28 diferentes tipos de pedras semi-preciosas levou 22 anos para ser finalizado e consumiu o trabalho de 20 mil homens e mais de mil elefantes.
  3. Depois que o Taj Mahal ficou pronto, o imperador mandou cortar as mãos dos artesãos que trabalharam em sua construção para impedir que fizessem outra obra tão bela.
  4. As quatro faces do mausoléu são idênticas. Todos elas possuem um arco central de 33 metros de altura.
  5. O prédio está ladeado por uma mesquita e sua réplica. A única função da segunda construção, que é conhecida como Jawab (Resposta), é dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico.
  6. Os muros do mausouléu são cobertos por inscrições tirada do Alcorão, livro sagrado muçulmano.
  7. Para os islâmicos, o jardim simboliza o paraíso. O do Taj Mahal contém flores, fontes e ciprestes (árvores que representam a morte).
  8. Só em 2003, mais de 3 milhões de pessoas visitaram o monumento.
  9. O Serviço Arqueológico da Índia constatou em 2004 que a inclinação dos minaretes do monumento aumentou e está colocando em risco a estrutura da obra. O problema foi detectado em 1985, mas vem se agravando com os anos.
  10. Dependendo da intensidade da luz do sol, de dia, e da lua, à noite, o Taj Mahal adquire uma sensação diferente de coloração.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Azul da bandeira da França volta ao tom original

Azul da bandeira da França volta ao tom original

A bandeira tricolor francesa passou por uma mudança em novembro de 2021. O presidente Emmanuel Macron ordenou a alteração do azul para o tom original, mais escuro, de 1789. Em 1976, a França tinha adotado um tom de azul mais próximo ao da bandeira da União Europeia,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Scooby-Doo, cadê curiosidades sobre você? “Guinness Book”, o livro dos recordes A história da Starbucks Bob’s: o primeiro fast food do Brasil O projeto e a construção do Cristo Redentor