Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que aconteceu no dia seguinte ao da Independência do Brasil?

4 de setembro de 2020

Na tarde do 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclama o “independência ou morte”, o brado de guerra da independência brasileira, às margens do riacho Ipiranga, próximo onde hoje fica o Museu do Ipiranga. Naquela mesma tarde, vindo de Santos, ele entra na cidade de São Paulo e é aclamado à noite, no Teatro da Ópera, como o primeiro rei do Brasil – naquela época o Brasil era Reino Unido, então imaginou-se que ele seria mesmo rei, mas depois acabou sendo proclamado imperador.

No dia 8 de setembro, ele lança uma bonita proclamação aos paulistas na residência do Capitão General de São Paulo, o equivalente hoje a governador, onde hoje é o Pátio do Colégio. Ele veio para tratar das novas eleições da cidade. Dali ele conta tudo o que havia acontecido, diz que se sente pesaroso de ter que voltar para o Rio de Janeiro, e fala que o Brasil e ele deviam muito a São Paulo por ser palco da Independência.

No dia 9 de setembro, ele deixa o governo de São Paulo nas mãos do Bispo, do Ouvidor General e do Capitão de Armas de Santos, enquanto estavam sendo apuradas as eleições de São Paulo e ele parte de volta ao Rio de Janeiro numa velocidade atroz. Mesmo no meio de temporais e estradas enlameadas, fez a viagem em 5 dias, uma distância que era percorrida em 8 dias pelo correio. A partir da chegada dele no Rio de Janeiro começam efetivamente os preparativos para o Brasil ser um país completamente independente de Portugal.

Leia também:
Por que Portugal não esboçou nenhuma reação contra a Independência do Brasil?
10 curiosidades sobre a proclamação da Independência

Resposta de Paulo Rezzutti, autor do livro “Dom Pedro – A História não Contada”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

Histórias que envolvem investigações criminais sempre alcançaram grandes audiências em livros, programas de rádio, séries de TV, filmes. No caso dos podcasts, narrativas sobre crimes reais ganharam um novo capítulo em 2014, com o lançamento de "Serial", nos Estados...

Os soldados brasileiros do nazismo

Os soldados brasileiros do nazismo

Dia 8 de maio é a data do final da Segunda Guerra na Europa. Momento de homenagear todos os brasileiros que foram ao Velho Continente, lutar contra o nazismo, certo? Não!, afirma o professor Warde Marx. Aí tem História! Os brasileiros têm muitos motivos de orgulho: os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This