Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre o Império brasileiro

24 de abril de 2019

O Brasil foi o único país da América do Sul que teve monarquia. No final de 1807, o general francês Napoleão Bonaparte ameaçava invadir Portugal. Foi aí que a família real, chefiada por d. João VI, resolveu partir para o Brasil, uma de suas colônias.

Eles vieram sob a proteção de navios ingleses. A nobreza portuguesa fugiu em massa. Foram 15 mil pessoas da mais alta linhagem, e trouxeram boa parte do tesouro português: 80 milhões de cruzados, que correspondiam à metade de todo o dinheiro circulante no Reino. D. João VI fugiu à noite — dizem que vestido de mulher.

A família aportou no início de 1808 na Bahia e, em 8 de março, chegava ao Rio de Janeiro, para a curiosidade da pequena corte local. Na época, a cidade tinha pouco mais de 60 mil pessoas. A comitiva de d. João VI ocupou vários prédios particulares, sem efetuar qualquer tipo de pagamento. Mandavam colocar na porta apenas a inscrição PR, que significava Príncipe Regente. O povo, irritado com essa apropriação, preferiu traduzir a sigla como Prédio Roubado.

O bisneto do Imperador D. Pedro II, Pedro Gastão de Orleans e Bragança, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1913, na França. Sua primeira visita ao Brasil aconteceu aos 7 anos, em 1920, quando o presidente Epitácio Pessoa revogou a lei que impedia os membros da Família Real de voltar ao Brasil.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro é uma história baseada numa pessoa de verdade. Pelo menos é uma das versões. E aí tem História. Tudo começa em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 1880. Por razões de aliança política, o Visconde de Guaratinguetá teria forçado sua filha,...

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Para o lançamento do primeiro livro "Luzes na Escuridão", em 2017, um grupo de fotógrafos especializados em cavernas - do Brasil e de diferentes partes do mundo - percorreu 5 mil quilômetros por quatro Estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Foram...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This