- A inauguração do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aconteceu às 19h15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cinco anos de obras.
- Depois da abolição da escravatura, iniciou-se uma campanha para a construção de uma estátua em homenagem à Princesa Isabel. Ela rejeitou de imediato a proposta. No lugar, ela, bastante católica, sugeriu a construção de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus.
- A primeira pessoa a falar sobre uma estátua de Cristo nesse cartão-postal do Rio de Janeiro foi o padre francês Pierre-Marie Bos, em 1903.
- A ideia de prestar uma homenagem a Cristo com uma estátua foi lançada em 1921, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Foi organizada uma campanha de doações chamada “Semana do Monumento” para a viabilização do projeto junto aos católicos. A coisa só caminhou mesmo quando o arcebispo Dom Sebastião Leme assumiu a coordenação da campanha.
- O Morro do Corcovado concorreu com o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio em uma assembleia para decidir onde seria colocada a estátua.
- Os primeiros esboços da imagem pertencem ao pintor Carlos Oswaldo. Ele a imaginou sobre um pedestal, carregando uma cruz e um globo terrestre. Os cariocas pensaram que o globo era uma bola de futebol e apelidaram o projeto de “Cristo da Bola”. No final, a população carioca optou pela forma de braços abertos. O projeto de construção foi assinado pelo engenheiro Heitor da Silva. Sua realização efetiva, no entanto, começou em 1926 com a ajuda do francês Albert Caquot (engenheiro) e do polonês Paul Landowski (escultor).
- A obra não pôde ser concluída no Brasil. Os desenhos de Heitor acabaram sendo levados para a França, onde Landowski finalizou o trabalho. Além de fazer os moldes da cabeça e das mãos, o escultor também assinou os afrescos com cenas do martírio de Cristo que enfeitam a parte externa da capela na base da estátua.
- No dia de sua inauguração, diz a lenda, a iluminação da escultura foi acionada diretamente da Itália por Guglielmo Marconi, inventor e físico italiano. Por meio de ondas elétricas irradiadas de uma estação telegráfica em Gênova, o cientista efetuou a ligação do circuito de lâmpadas. A história, espalhada pelo empresário Assis Chateaubriand, foi desmentida. A experiência com Marconi não funcionou. Quem acionou a iluminação foi o engenheiro Gustavo Corção, na Estação Jacarepaguá.
- O Papa Pio XI enviou a seguinte mensagem por ocasião da inauguração do monumento: “Contemplem todos a sua imagem, os que em terra vivem atormentados por cuidados e solicitudes da vida e também os viajantes que, batidos pelas ondas do mar agitado, desejam chegar a um porto feliz”.
- Nas comemorações de 50 anos do Cristo, em 1981, o papa João Paulo II acionou a nova iluminação de sua casa em Castelgandolfo (Roma).
- No dia 7 de julho de 2007 o Cristo Redentor foi eleito uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo. O monumento brasileiro ficou em terceiro lugar na votação. No dia 9 do mesmo mês foi organizada uma missa aos pés do monumento para comemorar o título.
- No dia 16 de abril de 2010, o cartão postal do Rio de Janeiro amanheceu pichado pela primeira vez na história. O monumento estava fechado para visitação e cercado por andaimes e telas para reformas desde o início de março. Vândalos escreveram as frases “Onde está a engenheira Patrícia?” e “quando os gatos saem, os ratos fazem a festa”.
- A estátua do Cristo Redentor, situada a 709 metros acima do nível do mar, tem os braços abertos, em forma de cruz, para ser admirada à distância.
- Ela possui 8 metros de pedestal e mais 30 metros de altura. Tem 28 metros de distância entre as mãos, medida a partir das extremidades dos dedos.
- Seu peso é de 1145 toneladas.
- As peças que compõem a estátua chegaram ao Corcovado de trem.
- Uma grande restauração do monumento foi feita em 1990, numa parceria da Rede Globo com a Shell Brasil, e custou 2 milhões de dólares.
- Um total de 220 degraus ligavam o chão à base do Cristo. Mais tarde, foram instalados um elevador e duas escadas rolantes para facilitar o acesso. O mecanismo de ambos sistemas é silencioso, evitando assim que os macaquinhos da floresta da Tijuca fossem afetados pelo som.
- O modelo original da cabeça do Cristo foi adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2001 por 84 mil reais.
- O escultor Paul Landowski assina a peça, feita em terracota.
- Em 2004, a Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos da França, por solicitação da família de Ladowsky, encaminhou à Sociedade Brasileira de Autores um pedido de cobrança de direitos autorais pelo uso da imagem do Cristo. Segundo a lei brasileira, não seria necessário pagar o valor requerido porque, depois de 15 anos, a obra se tornou objeto de domínio público.
- Em 2021, o Cristo ganhou uma “biografia” escrita pelo jornalista Rodrigo Alvarez: “Redentor” (Globo Livros). Ele conta que a obra custou 2.076 contos de réis, que seriam equivalentes a 6,5 milhões de dólares.
A Loira do Banheiro existiu de verdade?
A Loira do Banheiro é uma história baseada numa pessoa de verdade. Pelo menos é uma das versões. E aí tem História. Tudo começa em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 1880. Por razões de aliança política, o Visconde de Guaratinguetá teria forçado sua filha,...
0 comentários