Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades do Bondinho do Pão-de-Açúcar

24 de abril de 2019
  1. O idealizador do projeto do bondinho foi o engenheiro Augusto Ramos, em 1907. A Companhia caminho Aéreo Pão de Açúcar foi fundada em 1910 para a construção. Ela opera e administra os bondinhos até hoje.
  2. A obra de construção demorou dois anos. Os operários brasileiros tiveram que escalar a montanha com as peças, motores e cabos de aço levantados por um guincho.
  3. O sistema usado na construção foi importado da Alemanha.
  4. Ele foi o primeiro meio de transporte do gênero a ser instalado no Brasil e o terceiro do mundo, embora seja o único totalmente transparente.
  5. O bondinho foi inaugurado em 27 de outubro de 1912. Já transportou mais de 37 milhões de passageiros.
  6. Liga a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar. O Morro da Urca, primeira parada do bondinho, tem 220 metros de altura, e o Pão de Açúcar, 396 metros.
  7. Cada cabine do bondinho comporta 75 pessoas. Em alta temporada, o número de visitantes chega a 3 mil pessoas por dia.
  8. Personalidades internacionais como Albert Einstein, o ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, Sting e Brooke Shields já passearam no bondinho.
  9. Já foi cenário para o filme de James Bond “007 Contra o Foguete da Morte” em 1979.
  10. O trajeto dura 3 minutos e é percorrido em uma velocidade média de 6 m/s, no primeiro trecho, e 10 m/s, no restante.
  11. Cada bondinho tem dois cabos de sustentação e um de tração.
  12. Em 2002, o bondinho passou por uma reforma. Foram gastos 852 mil dólares na substituição dos oito cabos de aço e em melhorias como nova pintura, iluminação, equipamento de som e placas de sinalização. A restauração anterior foi feita 1972, quando as cabines de madeira foram substituídas por outras de metal.
  13. Nunca houve acidentes com vítimas no bondinho. Em 1935, durante a Intentona Comunista, uma bala de canhão atingiu as estações, que tiveram de ser fechadas. Em 1951, um cabo de tração se rompeu com bonde cheio e as pessoas foram retiradas durante toda a noite. O último incidente ocorreu em 2000, quando um cabo de compensação não resistiu, e os passageiros tiveram de ser removidos de helicóptero.
  14. Existem 17 mil cabos instalados nas linhas do bondinho.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro é uma história baseada numa pessoa de verdade. Pelo menos é uma das versões. E aí tem História. Tudo começa em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 1880. Por razões de aliança política, o Visconde de Guaratinguetá teria forçado sua filha,...

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Para o lançamento do primeiro livro "Luzes na Escuridão", em 2017, um grupo de fotógrafos especializados em cavernas - do Brasil e de diferentes partes do mundo - percorreu 5 mil quilômetros por quatro Estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Foram...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This