Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Conflito na Chechênia

24 de abril de 2019

 

A Chechênia está localizada na região do Cáucaso e possui grande importância geográfica por abrigar oleodutos provenientes do mar Cáspio. O território foi anexado à Rússia no século 19. No final da revolução bolchevique, declarou independência, mas a autonomia durou pouco. Após o término da Segunda Guerra Mundial, o líder socialista Joséf Stálin acusou os chechenos de cúmplices dos nazistas e os expulsou para a Sibéria. A população só pôde retornar depois de sua morte, na década de 1950.

Em 1991, a Chechênia declarou novamente independência, ato que não foi reconhecido por nenhum país. O presidente russo Boris Ieltsin tentou retomar a região em 1994, mas seu exército sofreu uma vergonhosa derrota em uma disputa que durou 21 meses.

Uma nova ofensiva militar foi organizada pelo então primeiro-ministro Vladimir Putin em setembro de 1999, pouco depois da tentativa empreendida por fanáticos muçulmanos de implantar um regime islâmico no Daguestão. A capital chechena Grozni acabou sendo completamente destruída na ocasião. Os separatistas responderam ao massacre dinamitando prédios russos. Este é o primeiro de inúmeros atos terroristas liderados pelos revoltosos. Confira aqui os principais atentados.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Em 26 de outubro de 1917, o presidente Venceslau Brás declarou guerra contra a Alemanha, que afundara três navios brasileiros:  o Paraná (no canal da Mancha, em abril), o Tijuca (no litoral francês, em maio) e o Macau (no litoral espanhol, em outubro). Os 46 navios...

10 curiosidades sobre a Guerra de Canudos

10 curiosidades sobre a Guerra de Canudos

1. O cearense Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1897), professor primário, comerciante e advogado, sofreu uma grande decepção que mudou sua vida. Sua mulher, Brasilina, fugiu de casa com outro homem. A partir daí, ele iniciou uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This