Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

História das logomarcas de carros

2 de agosto de 2011

BMW

A BMW surgiu em 1916 com a fusão das empresas alemãs Rapp Motorenwerke e Bayerische Flugzeugwerke, ambas da região da Bavária. Trabalhava com motores de avião e só passou a fabricar carros em 1929. A logomarca, feita com as cores da bandeira da Bavária, lembra o girar de uma hélice de aeronave.

Fiat

Fiat é uma abreviação de Fabbrica Italiana de Automobili Torino, nome usado na fundação da marca, em 1899. Em 1901 veio o primeiro logo: repare que a letra “A” se manteve quase intacta até hoje. A cor vermelha foi trocada por azul em 1968, mas voltou em 2007, com o retorno às origens da fabricante.

Ford

Fundada em 1902, a Ford começou a ganhar a logomarca que conhecemos hoje em 1909, quando o designer Childe Harold Wills (que ajudou a criar o modelo Ford T) emprestou para a marca os caracteres usados no próprio cartão de visitas. A moldura azul veio em 1927 e permanece quase inalterada até hoje.

Mitsubishi

Criada em 1875, a Mitsubishi é um exemplo de uma empresa tradicional que, ao longo da história, quase não modificou sua logomarca. O primeiro desenho surgiu da combinação dos brasões das famílias japonesas Iwasaki e Tosa. Por uma feliz coincidência, uma pequena alteração no símbolo, feita em 1964, transformou-o em algo parecido com três diamantes – tradução literal do nome da empresa.

Peugeot

A logomarca da Peugeot, fundada em 1850, também nunca se desgarrou de sua figura principal: o leão.  Apenas entre 1960 e 1980,  o animal não foi contemplado por completo na logomarca. Aparece somente sua cabeça. A mudança mais significativa se deu em 1998, com a adição da cor azul à logomarca.

Renault

A Renault foi fundada em 1898 pelos irmãos franceses Louis e Marcel Renault. A primeira logomarca, desenhada em 1900, reúne as iniciais dos dois dentro de um medalhão. Em 1906 e, posteriormente, em 1919, modificações  dão indícios dos produtos-chave de cada década: automóveis de passeio e tanques de guerra.

As figuras saíram em 1923. Em 1925,  27 anos depois da fundação da empresa, a Renault  assumiu o losango conhecido até hoje. De lá para cá, foram feitas modificações básicas, como o ingresso da cor amarela (1946), a retirada (1972) e a reinserção do nome, dessa vez fora do losango (1992).

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O biscoito da sorte não foi inventado na China

O biscoito da sorte não foi inventado na China

A ideia dos biscoitos com mensagens inspiracionais surgiu nos Estados Unidos, mas há muitas versões com relação ao nome de seu criador. Um deles seria Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, em São Francisco. Ele teria encomendado os biscoitos de uma padaria chamada...

Skate

Skate

  O skate apareceu na Califórnia na década de 1960. Era uma forma alternativa de diversão para os surfistas locais em dias de ressaca no mar. Para "surfar" na rua, alguém teve a ideia de pregar rodinhas de patins em uma prancha de madeira. Os primeiros skates...

10 grandes invenções da moda

10 grandes invenções da moda

1. Agulha Na Era Paleolítica, as roupas eram feitas de peles costuradas junto com o couro de animais. Faziam buracos nas peles e, para costurá-las, era usado um instrumento parecido com a nossa agulha de crochê, feito de ossos. O aperfeiçoamento da agulha só viria na...

1 Comentários

1 Comentário

  1. francisco

    Os tipos de escudos das logos da marca FORD, foram bastante modificadas com o passar do tempo, e aqui não foram apresentadas, sendo portanto onde as imagens de logos não condizem com a realidade apresentada na matériaa. Basta observar os logos dos veículos anos quarenta, cinquenta, sessenta, setenta e oitenta,são totalmente diferentes da atual.
    Veja os veículos fabricados pela Ford por exemplo: Mercury, maverick, galax, fairlane,landau, pick-up F100, F150, F250,F350, F450. mustang, corcel, ka, entre outros.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This