Coca-Cola

 

COCA-COLAFundada em 1886, a Coca-Cola – e, consequentemente, sua logomarca – tem uma longa história. A fonte usada na logomarca que vemos hoje no refrigerante mais famoso do mundo não foi sempre a mesma. Na primeira vez que apareceu escrito, em uma propaganda do Atlanta Journal Constitution de 23 de maio de 1886, o nome “Coca-Cola” parecia ter sido datilografado em uma máquina de escrever. Foi só em 1892 que a marcante letra cursiva começou a estampar a bebida. Dessa data até meados dos anos 20, é possível encontrar pequenas variações entre os desenhos, já que eram todos feitos a mão.
LOGOMARCA COCA-COLA EVOLUÇÃO
Ao longo do século XX, o logo da Coca-Cola sofreu discretas modificações. Na década de 1950, com a cor vermelha já adotada, adicionou-se um contorno em formato de peixe. Nos anos 60, surgiu a onda abaixo do nome Coca-Cola, que contribuiu para fixar a identidade da marca. A fonte característica do logo só foi modificada uma vez, em 1985, como parte de uma nova estratégia de marketing da empresa. A moda não pegou, o consumo caiu e em 1987 a letra cursiva, como vemos hoje em dia, já voltava a aparecer no mercado.

Pepsi

 

PEPSIA Pepsi foi criada em 1898 pelo farmacêutico norte-americano Caleb Bradham. Inicialmente chamada de Brad’s Drink, o nome da bebida foi logo alterado para Pepsi-Cola, registrado em 1903 e nunca mais mudado. Nos primeiros anos, as logomarcas foram criadas e alteradas pelo próprio Caleb, até que, em 1933, com a venda da marca para a Loft, Inc., a companhia assumiu a função.
EVOLUÇÃO DA LOGOMARCA DA PEPSI
Na década de 1940, quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, foram lançadas edições especiais do refrigerante com seu logo envolto em um globo com as cores azul, branca e vermelha – as da bandeira norte-americana. O sucesso foi tanto que em 1950 esse desenho foi incorporado ao logo oficial. Hoje, ele representa sozinho a marca Pepsi – é tão marcante que não é mais necessário agregar o nome ao símbolo.