Se na casa do fã de Jornada nas Estrelas existir um altar, é nele que um modelo da USS Enterprise deverá estar colocado”, escreveu o jornalista Fernando Penteriche no livro “Fascinantes – 20 personagens marcantes de Jornada nas Estrelas selecionados pelo Trek Brasilis”, lançado em 2019. Selecionamos algumas curiosidades do texto de Fernando:
  1. NCC-1701 é o prefixo da USS Enterprise, a mais famosa nave da Frota Estelar.
  2. Sob o comando de Robert April, Christopher Pike e James Tiberius Kirk, essa nave da classe Constitution escreveu de maneira indelével seu nome na história da exploração espacial do século 23. Nos seus 40 anos de serviço [2245 a 2285], a Enterprise mostrou que até mesmo o impossível pode acontecer.
  3. A USS Enterprise foi batizada com esse nome que já vinha de uma longa linhagem de navios, porta-aviões, naves pré-dobra e a primeira nave estelar terrestre a alcançar dobra 5, a Enterprise NX-01, cerca de 100 anos antes. A primeira foi a fragata francesa L’Enterprise, capturada pelos britânicos em 1705. Os britânicos a rebatizaram de HMS Enterprise para uso da Marinha Real Britânica.
  4. Lançada ao espaço em abril de 2245, teve o capitão April como seu primeiro comandante.
  5. Sua tripulação poderia variar entre 203 e 430 pessoas.

Qual é o tamanho na nave Enterprise?

Quem respondeu foi o jornalista científico Salvador Nogueira, criador do canal ‘Mensageiro Sideral” e autor de livros sobre a cultura trekker. Um deles é “Almanaque Jornada nas Estrelas”, que escreveu com Susana Alexandria. Salvador é também organizador de “Fascinantes – 20 personagens marcantes de Jornada nas Estrelas selecionados pelo Trek Brasilis”.

Por que a Enterprise recebeu o número de registro NCC-1701?

​No livro “Fascinantes”, o jornalista Fernando Penteriche conta a explicação que lhe foi dada pelo desenhista Matt Jefferis:
Ainda não havia sido decidido qual o prefixo ou número de serviço que a nave teria, então eu resolvi dar para a Enterprise minha própria designação. Desde a década de 1920, a letra N indica ‘Estados Unidos’ em termos de marinha americana. A letra C  significava ‘comercial’. Eu adicionei um C extra apenas por diversão: NCC. Eu teria que pegar alguns números. Ele teria que ser facilmente identificável à distância. Logo os números 3, 8, 6, 9 e 4 estavam fora na minha opinião. Não sobraram muitos, então 1701 foi uma boa escolha.