Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quais são as diferenças entre polvo e lula

15 de abril de 2021

O polvo é parente da lula, mas, apesar de serem parecidos, existem algumas diferenças entre eles. Para começar, o polvo tem oito tentáculos, não possui concha e sua cabeça é arredondada. A lula tem dez tentáculos, sua cabeça é comprida e pontiaguda, e possui uma concha interna atrofiada, vestígio de seus ancestrais.

A bióloga Rachel Azzari, autora do livro “Almanaque do Fundo do Mar“, contou mais curiosidades sobre os dois no programa “Olá, Curiosos!” (vídeo acima).

Em seu livro, Rachel conta também curiosidades sobre dois tipos deles:

Lula Gigante
A lula-gigante pode chegar a 18 metros de comprimento e pesar 500 quilos. Ela habita o oceano Atlântico e seus olhos são do tamanho de bolas de futebol. Cada um de seus dez tentáculos mede mais de 10 metros de comprimento! Ainda bem que ela vive no fundo do mar, não é? Ah, ela é a comida preferida das baleias cachalote. Não é fácil ver uma lula-gigante, mas mesmo assim acredita-se que sejam animais numerosos nas regiões profundas, já que as baleias cachalote precisam se alimentar de muitas lulas por dia.

Polvo-dumbo
Ele até que é bonitinho se comparado à vizinhança da zona abissal! Suas orelhas, na verdade, são barbatanas, como a dos tubarões. Provavelmente, no passado, elas eram tentáculos que se modificaram com a evolução, e, hoje, ajudam o polvo a nadar para cima e para baixo. Os polvos-dumbo atingem 1,5 metro de tamanho, mas há uma espécie que só tem 20 centímetros. Esses polvos são bem raros e vivem no fundo do oceano, de 3 mil a 5 mil metros de profundidade.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Há quem diga que se trata de uma tradição inspirada na decoração das casas de ópera italianas, que eram principalmente vermelhas e douradas. Quando os teatros substituíram as óperas, a cor vermelha teria sido mantida. Mas a versão mais aceita é que o vermelho é a...

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Em 1995, a Unesco começou a comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.  O 23 de abril foi escolhido por ser a data de morte de dois dos mais importantes escritores da literatura universal: o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This