O polvo é parente da lula, mas, apesar de serem parecidos, existem algumas diferenças entre eles. Para começar, o polvo tem oito tentáculos, não possui concha e sua cabeça é arredondada. A lula tem dez tentáculos, sua cabeça é comprida e pontiaguda, e possui uma concha interna atrofiada, vestígio de seus ancestrais.
A bióloga Rachel Azzari, autora do livro “Almanaque do Fundo do Mar“, contou mais curiosidades sobre os dois no programa “Olá, Curiosos!” (vídeo acima).
Em seu livro, Rachel conta também curiosidades sobre dois tipos deles:
Lula Gigante
A lula-gigante pode chegar a 18 metros de comprimento e pesar 500 quilos. Ela habita o oceano Atlântico e seus olhos são do tamanho de bolas de futebol. Cada um de seus dez tentáculos mede mais de 10 metros de comprimento! Ainda bem que ela vive no fundo do mar, não é? Ah, ela é a comida preferida das baleias cachalote. Não é fácil ver uma lula-gigante, mas mesmo assim acredita-se que sejam animais numerosos nas regiões profundas, já que as baleias cachalote precisam se alimentar de muitas lulas por dia.
Polvo-dumbo
Ele até que é bonitinho se comparado à vizinhança da zona abissal! Suas orelhas, na verdade, são barbatanas, como a dos tubarões. Provavelmente, no passado, elas eram tentáculos que se modificaram com a evolução, e, hoje, ajudam o polvo a nadar para cima e para baixo. Os polvos-dumbo atingem 1,5 metro de tamanho, mas há uma espécie que só tem 20 centímetros. Esses polvos são bem raros e vivem no fundo do oceano, de 3 mil a 5 mil metros de profundidade.
a lula corresponde no italiano calamaro, o polvo a polipo ,o choco a sepia e o tótano a pota…!!!