Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre O Incrível Hulk

24 de abril de 2019
  1. Em 1978, Hulk chegou à TV americana em uma série chamada “O Incrível Hulk”. O enredo não tinha muita relação com a narrativa dos quadrinhos criados por Stan Lee e Jack Kirby. Para começar, o nome do cientista que se transformava em um monstro verde quando irritado mudou de Bruce Banner para David Banner.
  2. Mistura de monstro e herói, Hulk é o alter-ego do cientista Robert Bruce Banner, vítima da explosão de uma bomba gama que desenvolve a capacidade de se transformar em uma criatura incontrolável, de força sobre-humana.
  3. Na verdade, Banner sempre foi um homem de personalidade reprimida, principalmente por causa da relação tumultuada com seu pai. A radiação traz à tona um lado mais descontrolado e nervoso de sua personalidade.
  4. O ator Bill Bixby interpretava o Dr. David Banner e o fisioculturista Lou Ferrigno,  pintado de verde e usando uma peruca, interpretava o herói transformado em Hulk.
  5. A peregrinação de Banner pela América em busca da cura de seu problema permitia que temas polêmicos fossem abordados em um tom leve. Suas aventuras eram embaladas pela canção “The Lonely Man Theme” (Tema do Homem Solitário), de John Harnell.
  6. A série foi tirada do ar em 1982, quando completou sua quinta temporada. Até então havia sido produzido um total de 79 episódios e três filmes para a televisão.
  7. O primeiro longa-metragem sobre o personagem chegou aos cinemas em 2003, dirigido pelo cineasta Ang Lee e estrelado por Eric Bana.
  8. Stan Lee, criador do personagem, inspirou-se em Frankenstein para compor Hulk. Lee disse estar em busca de um personagem que não fosse um “super-herói” clássico, mas sim, um herói atormentado e com dificuldades de aceitação.
  9. A primeira história em quadrinhos foi lançada em 1962. “O Incrível Hulk” foi escrito por Stan Lee e ilustrado por Jack Kirby.
  10. Originalmente, o personagem de quadrinhos era cinza. A cor acabou mudou para verde porque a gráfica responsável pela impressão das revistas não conseguia acertar a tonalidade.
  11. O texto de abertura do seriado exibido pela TV Globo nos anos 70 tinha o seguinte texto: Doutor David Banner. Médico, cientista. Em busca da força que todos possuem, acaba recebendo uma dose maciça de raios gama e agora, quando se enfurece ou se sente ultrajado, se transforma e tem de enfrentar a sua maldição: o Incrível Hulk!
  12. Quem fazia a narração era Ted Cassidy, o mesmo que fez o Mordomo Tropeço do seriado da Família Addams nos anos 60.
  13. Na adaptação para a televisão, Doutor Bruce, que nos quadrinhos era um cientista, passou a se chamar David e virou médico. O novo nome do personagem foi inspirado na história de Davi e Golias.
  14. Durante o período que foi exibido na televisão, de 1978 até 1982, a série de TV teve 79 episódios. O primeiro desenho animado de Hulk estreou em 1966, na série “The Marvel Superheroes”.
  15. Na televisão, Hulk não falava, apenas grunhia.
  16. O herói era interpretado pelo fisiculturista Lou Ferrigno. Para ficar verde, seu corpo era todo pintado, mas, nos pés, usava sapatilhas verdes.
  17. Doutor David Bruce sempre mudava seu sobrenome nas cidades por onde passava. Ele já foi David Bannet, David Belson e David Bannon. Mas, seu nome real e completo era David Bruce Banner.
  18. A palavra “hulk” em inglês significa pessoa indesejada.
  19. Ao se transformar, o personagem costuma dizer a frase: “Hulk Esmaga!”.
  20. Um dos apelidos do personagem é “Gigante Esmeralda”.
  21. A “Sensacional Mulher-Hulk” é uma uma versão feminina do Hulk criada em 1980.  Na trama, a prima de Bruce Banner  ganha a capacidade de se transformar na heroína depois de receber uma transfusão de sangue do primo. Ao contrário dele, a “Mulher-Hulk” consegue controlar seus poderes.
  22. Nos quadrinhos, o monstro verde pesa 470 quilos e tem 2,13 metros de altura.
  23. A revista “O Incrível Hulk” teve seis edições. Em 1968, o personagem passou a fazer parte do quadrinho “Tales To Astonish”, no qual dividia espaço com o príncipe Namor. Ele só voltou a ter aventuras próprias em 1968.

Leia também:
Semelhanças e diferenças entre os quadrinhos, a série de TV e o filme Hulk
Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Quando a escritora Mary Shelley publicou a história em 1818, Frankenstein era descrito com longos cabelos escuros, dentes muito brancos, 2,5 metros de altura e a pele amarelada. Em suas primeiras adaptações, a criatura sem nome - criada pelo doutor Victor Frankenstein...

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

Em 1939, o roteirista Bill Finger e o artista Bob Kane começaram a publicar “as incríveis e incomparáveis aventuras do Batman”. Logo o Homem Morcego se tornaria um fenômeno da cultura pop. Quatro anos depois do lançamento dos quadrinhos, o Cruzado de Capa chegou aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This