Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Jornada nas Estrelas 50 anos: receitinhas para um banquete trekker

9 de setembro de 2016

“Jornada nas Estrelas” (Star Trek) estreou na TV americana em 8 de setembro de 1966. Para comemorar os 50 anos da primeira exibição, o Você é Curioso? recebeu no último sábado Salvador Nogueira e Susana Alexandria, autores do excelente livro “Jornada nas Estrelas – O Guia da Saga”, da Editora Leya. Eles estavam acompanhados de Silvio Alexandre, editor da obra. E foi o Silvio quem nos surpreendeu durante a degustação curiosa. Ele entrou no estúdio com uma bolsa enorme e começou a tirar tigelinhas com comidas muito coloridas. Em 20 minutos, estava tudo montado. Silvio havia preparado um incrível banquete trekker, inspirado em diversos episódios.

A ideia do Silvio, uma autoridade em “Jornada nas Estrelas” foi genial. Ele preparou diversos pratos que ficaram muito parecidos com aqueles exibidos na TV e no cinema. No final do banquete, o Silvio resolveu dividir suas criações com todos os curiosos. As receitas estão publicadas logo abaixo. Compare também com as imagens dos pratos originais.

Para o lançamento de “Jornada nas Estrelas – O Guia da Saga”, no Você é Curioso?, Silvio Alexandre preparou esse banquete trekker

Cerveja Romulana

Bebida fermentada de cor azul de alto teor alcoólica. É produzido pelos romulanos com grãos de kheh. Embora seu consumo fosse ilegal na Federação no século 23, a maioria das naves da Frota Estelar a tinham em seu estoque. Alguns médicos, inclusive, usavam-na com fins medicinais.

Ingredientes:

50 ml de curaçau blue
50 ml de vodca, rum ou saquê (ele fez a minha sem bebida alcoólica, pois eu tinha um longo programa a apresentar)
700 ml de refrigerante de frutas citrus

Modo de preparo:

De preferência, utilize todos os ingredientes gelados.
Numa jarra, adicione o curaçau blue e a bebida alcoólica escolhida. Por último, adicione o refrigerante citrus e NÃO mexa.

 

Cubinho Andoriano

O cubinho andoriano (ou “gristhera”, em andoriano) é um alimento sintético apreciado por várias raças alienígenas. Cada cor representa um nutriente diferente. Costuma ser servida em pedaços pequenos como antepasto em reuniões diplomáticas, como visto na Série Clássica (episódio “Journey to Babel”, da segunda temporada). Mas já foram servidos, em pedaços maiores, nas refeições normais, também na Série Clássica (episódio “The Conscience of the King”, da primeira temporada).

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de fubá
1/2 cebola média bem picada
3 dentes de alho bem picados
1 litro de água (sendo que 300 ml de água fria e 700 ml de água quente)
1 colher (café) cheia de sal
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Azeite para refogar
Corante colorido

Modo de preparo:
Em um pote, coloque a água fria e dissolva bem o fubá. Coloque azeite na panela em fogo médio e adicione a cebola e o alho. Refogue e deixe dourar. Acrescente o fubá dissolvido e misture bem. Coloque a água quente e mexa até a polenta começar a desgrudar da panela. Abaixe o fogo e misture o queijo parmesão, o sal e o corante. Se quiser de várias cores, separe em potes pequenos e misture os corantes que desejar. Coloque a polenta em uma assadeira (ou várias) e deixe esfriar.Corte a polenta colorida no formato de cubinhos e sirva.

Sopa vulcana Plomeek

Este é um prato tradicional nas refeições matinais em Vulcano. É feita com plomeek, um vegetal muito comum em Vulcano. Foi visto pela primeira vez quando a enfermeira Christine Chapel cometeu o erro de servi-la para o Sr. Spock durante seu pon farr. Spock jogou a tigela causando confusão. Mais tarde, ele perguntou se ela iria prepará-la novamente como pedido de desculpas. Visto na Série Clássica (episódio “Amok Time”, da segunda temporada)

Ingredientes:
4 cenouras cozidas cortadas em cubos
500 ml de água
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 talo grande de alho-poró picado – apenas a parte branca
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque o alho-poró na água com o caldo de legumes e deixe ferver por 5 minutos. Retire o alho-poró e coloque o caldo no liquidificador com a cenoura cozida e bata bem. Reserve. Refogue a cebola, o alho e o gengibre em uma panela grande. Adicione o caldo com cenoura batida. Junte a farinha de trigo e mexa bem até engrossar. Tempere com sal e a pimenta.

Gagh

Gagh é uma iguaria Klingon feita a partir de vermes-serpente. A maioria dos Klingons prefere comê-los vivos, mas eles também podem ser servidos na forma de ensopado ou como um prato frio. Há mais de cinquenta variedades de Gaghs. Apareceu pela primeira vez quando o comandante Riker apresenta iguarias da cozinha klingon no Ten-Forward, pouco antes de se transferir para a nave klingon. Na série The Next Generation (episódio “A Matter of Honor”, da segunda temporada).

Ingredientes:
250 g de macarrão linguine
2 beterrabas, com as folhas picadas e os talos cortados em pedaços
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
1 xícara de caldo de legumes
1 colheres (sopa) de manjericão
Tempero de ervas
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Lave as beterrabas e cozinhe com água na panela de pressão por 30 minutos. Coloque o linguine para cozinhar usando a água da beterraba, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha refogue numa panela a cebola, o alho e os talos da beterraba com azeite. Acrescente a beterraba cozida ralada e as folhas, o tempero de ervas, sal e pimenta a gosto. Depois de 1 ou 2 minutos, adicione a massa e misture bem.

Leia também:
15 curiosidades sobre Jornada nas Estrelas
Como Shakespeare inspirou os criadores de “Star Trek”
Qual é o tamanho na nave Enterprise, “de Jornada Nas Estrelas”?
O lado vulcano-musical do Sr. Spock

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como o Universo Marvel começou

Como o Universo Marvel começou

O primeiro desenho animado da Marvel estreou em setembro de 1966 na TV americana. Eram cinco personagens: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, e Namor, o Príncipe Submarino. As histórias tinham 20 minutos. Foi lançado no Brasil com o nome “Clube Marvel...

Duna: o best-seller da ficção científica

Duna: o best-seller da ficção científica

O romance "Duna", do americano Frank Herbert (1920-1986), lançado em agosto de 1965, começou a ser publicado em três edições da revista "Analog", em 1963 e 1964.  A obra já foi adaptada por David Lynch para o cinema em 1984 e depois para uma minissérie de TV em 2000...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This