Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a história do videogame

24 de abril de 2019
  1. Em 1958, William Higinbotham criou o primeiro jogo para computadores em um laboratório militar no Estado de Nova York, EUA. Em “Tênis para Dois”, duas barras servem de raquete e um ponto piscando no meio da tela representa a bola. Mas o primeiro videogame doméstico começou a ser vendido nos Estados Unidos 14 anos depois. Seu nome era Odyssey. O Atari lançou seu aparelho em 1973.
  2. A Mattel lançou o Intellivision, de 16 cores, em 1979. O aparelho ficou mais conhecido como um videogame “adulto”, por causa de seus jogos de esportes e estratégia. Em 1984, a Mattel teve que pagar uma indenização por propaganda enganosa. Ao lançar o Intellivision, havia anunciado que, com um teclado acoplado, o console se transformaria em um computador.
  3. O designer Shigeru Miyamoto, da Nintendo, desenvolveu o Donkey Kong, para máquinas de fliperama, em 1981. O jogador controlava um pedreiro ou carpinteiro, que mais tarde seria conhecido como o encanador Mario, do Mario Bros, que lutava contra um gorila. No mesmo ano, Toru Iwatani criou o jogo Pac-Man.
  4. Em 1983, A Atari pagou 23 milhões de dólares pelos direitos do filme “E.T. – O Extraterrestre” (1982), para produzir um joguinho. A novidade não emplacou. Reza a lenda que a empresa enterrou 500 mil cartuchos no deserto do Novo México.
  5. O videogame só chegou oficialmente ao Brasil em maio de 1983. O Odyssey vendido por aqui tinha 35% de peças brasileiras e vinha com 60 cartuchos. Em agosto, do mesmo ano, chegou o Atari 2600, e no fim do ano, o Intellivision.
  6. A Nintendo lançou, em 1985, o console Famicom. Super Mario Brothers rapidamente tornou-se o jogo mais vendido.
  7. Em 1986, foi a vez da Sega lançar o Master System, que chegou ao Brasil dois anos depois. Os cartuchos de maior sucesso foram Afterburner e Wonderboy. Em 1988, a Sega lançou o Mega Drive, que tinha inéditos 16 bits.
  8. O primeiro Playstation foi lançado em 1994, no Japão. O produto revolucionou o setor de games por usar CDs em vez de cartuchos, o que permitiu gráficos de alta qualidade. Em 2000, saiu o Playstation 2, que reproduzia DVDs.
  9. Em 2001, a Microsoft chegou com o Xbox, o primeiro console da história com um disco rígido (HD) embutido.
  10. A primeira versão do videogame Tomb Raide foi lançado pela empresa Core Design na Europa em 1996. Quem serviu de modelo para sua criação foi Rhona Mitra. Boatos dizem que ela foi demitida da Eidos, distribuidora do game, porque fez um ensaio fotográfico ousado para uma revista e andava metida com drogas.

Almanaque dos Games traz informações, números e curiosidades sobre os consoles favoritos de cada geração

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Quando a escritora Mary Shelley publicou a história em 1818, Frankenstein era descrito com longos cabelos escuros, dentes muito brancos, 2,5 metros de altura e a pele amarelada. Em suas primeiras adaptações, a criatura sem nome - criada pelo doutor Victor Frankenstein...

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

Em 1939, o roteirista Bill Finger e o artista Bob Kane começaram a publicar “as incríveis e incomparáveis aventuras do Batman”. Logo o Homem Morcego se tornaria um fenômeno da cultura pop. Quatro anos depois do lançamento dos quadrinhos, o Cruzado de Capa chegou aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This