Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Todas as mascotes dos Jogos Pan-Americanos

14 de outubro de 2011

Daqui a pouco, às 10 da noite, acontece a abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A primeira edição aconteceu no ano de 1951 em Buenos Aires, na Argentina. Já cobri o evento duas vezes. A primeira foi em 1987, em Indianápolis (Estados Unidos) pela revista Placar. A segunda foi no Rio de Janeiro em 2007 pela ESPN-Brasil. Quem acompanha o blog sabe como eu gosto de mascotes. Então, para celebrar mais uma edição dos Jogos, eu mostro todas elas. É bom explicar que apenas em 1979 é que a competição passou a ter mascotes oficiais.

Um “ancestral” destas mascotes surgiu na edição de Cáli (Colombia), em 1971. Era uma figura baseada nos desenhos encontrados nas escavações arqueológicas da região. Selos e moedas levaram a imagem, mas a ideia foi abandonada durante a edição seguinte, no México.

Em 1979, a cidade de San Juan, Porto Rico, oficializou a ideia de mascotes, com o sapo Coqui, homenageando a variedade dos anfíbios no país.

Quatro anos depois, Caracas, na Venezuela, homenageou seu fundador, Santiago de Leon, com o leão Santiaguito. Além disso, a mascote venezuelana simboliza a força dos países americanos.

Em 1987, para representar todas as Américas, a cidade de Indianápolis, nos Estados Uniodos, escolheu uma ave comum nesta parte do mundo: um papagaio chamado Amigo. Trouxe uma pelúcia que está guardadinha aqui em casa.

Para os Jogos de 1991, na capital Havana, Cuba escolheu como mascote Tocopan – uma mistura de “pan” com “tocororo”, a ave nacional do país.

Em Mar del Plata, na Argentina, turistas podem observar alguns leões-marinhos na orla. A cidade tem até uma estátua do bicho em uma de suas praias. Nada mais justo que a mascote dos Jogos de 1995 fosse o leão-marinho Lobi.

Winnipeg, na região central do Canadá, também optou por aves tradicionais americanas em 1999. Lorita Panamericana era um papagaio e tinha como companheiro o  Pato Panamericano.

A mascote dos Jogos de Santo Domingo (República Dominicana), em 2003, era um alerta ecológico. Tito, o animal escolhido, era um peixe-boi, animal em extinção.

Antes do Pan do Rio, em 2007, os brasileiros puderam escolher entre três nomes para batizar a mascote: Kuará, com 32% dos votos; Luca, com 30%; e o vencedor Cauê, selecionado por 38% das pessoas. O Sol representa o espírito carioca e o clima do Brasil.  Comprei um bonequinho de plástico e alguns chaveirinhos com a imagem do solzinho. Estão na estante do quarto da minha filha.

Primeira edição dos Pan-Americanos a usar três mascotes de uma só vez, Guadalajara-2011 nos apresenta Gavo, um agave (planta da qual se extrai a tequila), Huichi, um cervo que homenageia o povo indígena huichól, e Leo, leão que está no brasão de armas da cidade.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

17 Comentários

17 Comentários

  1. Anna Clara Chiozzi Oliveira

    oi Marcelo
    adorei o seu blog e achei demais a seu resumo sobre os mascotes.
    Agora , preciso copiar para entregar o trabalho de educação física.
    Anna Clara

    Responder
  2. ROSA MOEMA FRAGA E SILVA

    Boa tarde,
    Gostaria de comprar os mascotes dos Pan-Americanos do Rio e os do Mexico com faço para te-los, pois adorei.
    Adoro esportes.
    Atenciosamente,
    Moema Fraga

    Responder
  3. Adriana

    gostaria de saber aonde eu poderia comprar os mascotes do pan de guadalajara.Obrigada

    Responder
  4. Verônica Ferreira

    Boa noite
    Gostaria de comprar os mascotes dos jogos Pan Americanos do Rio e de Guadalajara como faço para adiquirí-los? Achei eles lindos.
    Atenciosamente
    Verônica Ferreira

    Responder
  5. faby

    Onde compro os mascote do mexico 2011…

    Responder
  6. Maquileny

    Gostaria de comprar os mascotes do pan 2011, tenho todos os mascotes e não consigo encontrar nenhuma loja que estaja vendendo os deste ano.
    Obrigada

    Responder
  7. guiadoscurglog

    Olá, pessoal. Provavelmente, as mascotes do Pan 2011 só são vendidas no México mesmo. Depois que o evento terminar, é capaz que alguns exemplares sejam revendidos por sites como o Mercado Livre.
    Abraços.

    Responder
  8. Ana

    Alguem descobriu onde comprar?

    Responder
  9. ana maria pastore

    gostaria de comprar esses tres mascotes os pequenos que vi na tv em caixa com os tres mas o preço e 2 de cada pois tenho duas netinhas onde comprar? preço e tudo mais obrigada

    Responder
  10. Gabrielle

    Olá,adorei o seu blog e gostaria de comprar um mascote do pan 2011 como faço para tê-lo?
    Obrigada

    Responder
  11. luana maia

    gosto dos mascotes e queria saber quantos anos ha cada um

    Responder
  12. Leandro Silva

    Sem mascotes as pessoas ficariam entediadas durante os intervalos das competições, sem falar que ajuda a despertar o interesse das crianças pelo esporte.

    Responder
  13. juliana

    Oi eu adorei o site blog dos curiosos é interessante porque fala dos mascotes do pan desde de 1979 e fala sobre o pan agora sim minha pesquisa de educação fisica estara completa e eu queria sabar onde posso comprar os mascotes de 2011.Gavo Leo e Huiche.

    Responder
  14. ana julia

    oi adori o sete blog dos curiosos é interessante porque fala dos mascotes do pan desde 1979 e fala sobre o pan agora sim minha pesquisa de educaçao fisica esta completa e eu queria saber onde posso comprar o mascote 2011 q eu ainda nao comprei. ana julia

    Responder
  15. Victor Gopar

    Hola, Mi nombre es Víctor y soy coleccionista de mascotas olímpicas, mundiales, panamericanos, centroamericanos etc. En México aun se pueden encontrar las mascotas de los juegos panamericanos 2011 si alguien quiere tener unas para su colección, yo puedo adquirir y enviar a ustedes solo a cabio requiero su ayuda para lo mismo en las olimpiadas de Rio 2016. somos coleccionistas y hay que ayudarnos unos a otros mi correo es victor.gopar@gmail.com Saludos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This