Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como tirar dúvidas sobre futebol em qualquer lugar

13 de outubro de 2011

Discussões sobre futebol são comuns em qualquer roda de amigos. O maior problema é quando surgem aquelas dúvidas que ninguém sabe responder: a primeira camisa do Corinthians já era preta e branca? É verdade que o São Paulo já jogou com uma camisa cor de laranja? Em que ano este ou aquele craque defendeu seu time?
Agora, dá para encontrar essas respostas rapidamente em qualquer lugar. Basta pegar o iPhone, iPad ou iPod Touch e abrir um desses aplicativos de futebol lançados este ano pela editora Panda Books:
Enciclopédia dos craques

Baseado no livro de mesmo nome que lancei no comecinho do ano com o também  jornalista  Mário Mendes, o aplicativo tem as fichas completas de 1686 craques de futebol de todos os tempos – 54 a mais que a versão impressa. Nome completo, posição, local e data de nascimento, clubes por onde passou e títulos conquistados: está tudo na enciclopédia de bolso.
Todas as camisas da história do Corinthians

Paulo Villena Gini, administrador de empresas, tem uma coleção de  3 mil camisas de futebol. Junto ao jornalista Rodolfo Martins Rodrigues, escreveu o livro A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil. O aplicativo, com ilustrações de Mauricio Rito, tem imagens de todos os modelos de camisas já usados pelo Timão ao alcance de um toque.
Todas as camisas da história do São Paulo

Em 1969, o São Paulo entrou em campo com um uniforme azul para enfrentar o Real Madrid. Quem ainda não era nascido nessa época não vai se lembrar disso, mas pode voltar no tempo com este aplicativo. Os autores também são Paulo Villena Gini, Rodolfo Rodrigues e Maurício Rito.
Aguarde:  muitos outros virão em breve!

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

10 Comentários

10 Comentários

  1. Daniel Freitas

    Queria saber se gritar a palavra “deixa” no futebol é falta técnica? Caso seja pro jogador do meu time!

    Responder
  2. Marcelo

    Alguem pode me ajudar em uma duvida? Se um time faz o gol, seus jogadores ficam comemorando antes do meio de campo e o time “B” dá a saída de bola e faz o gol é válido? O time que estava comemorando o gol tem que ter um numero minimo de jogadores no seu campo de defesa para ser validada a saída e o gol? Respostas em meu e-mail por favor marcelomgermano@yahoo.com.br Obrigado.

    Responder
  3. francis

    gostaria de saber se: um jogador que esta fora de campo (atrás do gol adversário) pode entrar em campo sem avisar ao juiz da partida, interceptar (dominar a bola) o chute de um companheiro seu que iria para fora e fazer o gol. esse gol seria legal?

    Responder
  4. antonio

    Boa noite, galera quem pode tira uma duvida, o time do são Paulo terminou o campeonato brasileiro em quarto colocado garantido sua vaga na pré-libertadores , e depois foi campeão da copa sul-americana , eu queria saber se o são Paulo vai pra libertadores direto ou faz uma pré-libertadores antes ?

    Responder
  5. Carioca

    Zagueiro e goleiro se chocam ao afastar a bola, ficando o zagueiro contundido, caido dentro do gol.
    A jogada segue e o adversário faz um passe para a área, onde há um atacante sozinho, com apenas o goleiro à sua frente, além do zagueiro caído dentro do gol.
    O atacante marca o gol, mas o assistente levanta a bandeirinha, invalidando o lance.
    Está certo?

    Responder
  6. jackson

    Estava jogando na beira da praia em um jogo de família, antes de chegar no campo coloquei a bola pra dentro, as traves pequenas não tem rede, mas tem travessão (trave de beira de praia não tem goleiro por quer é pequena) só que aí não deu tempo em me posicionar como zagueiro e na velocidade que eu vinha defendi o gol ainda estando por fora da trave quero saber valeu minha defesa ou é considerado gol? lembrando da forma que eu estava fora eu coloquei a bola pra dentro e da mesma maneira defendi ainda fora de campo.

    Responder
  7. Etinho Amora

    Ola caros amigos Árbitros, estou aqui junto com os demais amigos desportistas de Iracema-Ce para que os amigos nos possam tirar mais uma grande duvida de regras e suas interpretações do nosso futebol de campo, bem vou tentar ser o mais claro possível no que foi esse lance ok, e foi assim a bola estava em jogo na posso de um time que atende pelo nome de Real Esporte e seu zagueiro começou a reclamar do arbitro e a bola em jogo o zagueiro que ali reclamava estava entre a marca do pênalti e a meia lua da sua área de defesa e ai o arbitro parou o jogo a bola estava perto do meio campo e a lateral então o senhor arbitro deu-lhe o cartão amarelo e marcou uma falta em dois lances no mesmo local onde estava o zagueiro que reclamou e foi advertido com esse cartão certo, daí sugiram as reclamações do time do zagueiro falando que ali não poderia ser marcado aquele tiro livre indireto como o arbitro marcou, então amigos o arbitro marcou certo ou o que seria feito nesse lance? Lembrando mais uma vez a bola estava em jogo, isso seria uma falta técnica ou seria so o cartão mesmo a bola em jogo? desde já agradecemos os esclarecimentos amigos, saudação dos desportistas de Iracema.

    Responder
  8. José Lima Pereira

    Eu tenho uma dúvida sobre as regras do futebol!
    Eu gostaria se possível que alguém me respondesse se pode um goleiro trocar de posição com um jogador linha só para tentar defender uma penalidade?
    E se eles podem desfazerem a troca de posições após a cobrança do penalidade?

    Responder
  9. Jailton

    Vc grita ao seu companheiro deixa a bola sair é falta?

    Responder
  10. nilso

    Meu time esta jogando um campeonTo amador de futebol e um jogador do time adversario foi escrito em sumula minutos antes do jogo comesar ,isto pode ou nao,

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This