Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Templo do Futebol: visita ao museu do Argentinos Juniors

23 de junho de 2011

No Loucos por Futebol deste sábado, na ESPN Brasil, vamos apresentar o terceiro museu de futebol de Buenos Aires. Já tinha visitado os museus de Boca Juniors e River Plate. Desta vez, apresento o “Templo do Futebol”, nome que recebeu o museu do Argentinos Juniors. Com 106 anos, o “bicho colorado” é um dos times com mais história na Argentina. Afinal,  o time de Vila Mitre, em Buenos Aires, foi responsável por revelar craques como Sergio Batista, Fernando Redondo e… ele! Sim, Diego Maradona.

O treinador Francis Cornejo cuidava dos “Los Cebollitas”, time infantil do Argentinos Juniors. Goyo Carrillo, um amigo de Maradona que tinha sido aprovado para o time de base, insistiu para que Cornejo conhecesse “um garoto ainda melhor que eu”. Diego Maradona tinha apenas 9 anos, impressionou o técnico e entrou para a equipe. O descobridor do ídolo sempre disse que o via como um filho.

Com quinze anos, Maradona se tornou o argentino mais jovem a começar no futebol profissional. Entrou nos últimos quinze minutos de uma partida contra o Talleres. Em seu ano de estreia, foi artilheiro – com 22 gols – do Campeonato Metropolitano. “El Pibe de Oro” fez 115 em 166 partidas de seus três anos no time. O craque foi para o Boca Juniors no final de 1980. No entanto, o Argentinos Juniors jamais o esqueceria: o estádio do clube, reinaugurado em dezembro de 2003, foi batizado de “Estádio Diego Armando Maradona”.

O museu, inaugurado em 25 de novembro de 2009, só está aberto ao público aos sábados, das 10h às 13h, e em dias de jogos no estádio.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Douglas Nascimento

    Caramba, Marcelo!
    Estivemos na mesma época em Buenos Aires e fomos aos mesmos lugares…
    … e não nos encontramos! rs

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This