Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O representante de Deus conta tudo

27 de junho de 2011

Estou em Buenos Aires, gravando reportagens para a ESPN-Brasil. Ontem à noite assisti ao ótimo documentário El representante de D10S (“O representante de Deus”), sobre a vida de Guillermo Coppola, um ex-bancário que se tornou um dos mais lendários agentes do futebol do país. O documentário, com 100 minutos de duração, foi exibido pelo canal por assinatura argentino Infinito.

Guillermo Coppola chegou a competir nas categorias de base do Racing, na Argentina, mas concluiu que nunca seria um bom jogador. A paixão pelo esporte, no entanto, era grande. Acabou se tornando empresário por acaso. Vicente Pernía, jogador do Boca, foi ao Banco Federal Argentino, onde Coppola trabalhava, para perguntar sobre investimentos. Coppola fez excelente aplicações e sua fama se espalhou entre os jogadores.

Foi assim que ele, conhecido como “Guillote” pelos amigos, acabou se transformando em empresário de Diego Maradona, maior ídolo do futebol argentino de todos os tempos. O documentário, todo narrado pelo agente, traz muitas histórias sobre a carreira de Dieguito, como a negociação fracassada para jogar no Milan, em 1984. A proposta do Napoli foi melhor. Mas os valores – 5 milhões de dólares por um ano de contrato – são incrivelmente baixos comparados aos dos dias de joje. O documentário fala também da reunião que Maradona teve em 1994 com o presidente do Santos e Pelé para defender o time da Vila Belmiro.  Preferiu voltar para o Boca Juniors.

A parceria durou de 1985 a 1990 e de 1996 a 2003, mas acabou no tribunal, pois o jogador acusava o agente de ter se apropriado de 2 milhões de dólares arrecadados em negócios conjuntos. O documentário trata também das acusações de posse de drogas e assassinato que o levaram para a prisão na década de 1990. Coppola fala sobre as baratas que infestavam sua cela.

No Brasil, o canal Infinito está disponível para assinantes Oi TV (canal 416), Nossa TV (canal 23) ou Telefônica TV Digital (canal 365) e reprisa a produção amanhã, 28, às 22h.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica