1863
Surgiu no dia 26 de outubro, em Londres (Inglaterra), a The Football Association. A data é considerada o dia da criação do futebol.

PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL

1872
Entraram em vigor as Regras de Queensbury, que estabeleceram o uso de luvas e os rounds de três minutos nas lutas de boxe. O esporte era praticado sem proteção para as mãos durante os séculos 18 e 19.

1875
Os estudantes da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), criaram as primeiras regras do hóquei no gelo, que era disputado informalmente desde a metade do século 19.

1877
Foi disputado o primeiro torneio de Wimbledon. Ele foi criado pelos membros do All English Lawn Tennis and Croquet Club. O clube passava por uma grave crise financeira.

1880
A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estabeleceu o principio de posse organizada da bola e o número de jogadores que deram a atual forma do futebol americano.

1891
O canadense James A. Naismith, professor de educação física na Associação Cristã de Moços (ACM), pegou dois cestos usados para a colheita de pêssegos, pendurou em um lugar alto, dividiu seus alunos em dois grupos e improvisou um jogo. Nascia, assim, o basquete.

1895
Foi disputado pela primeira vez no Brasil uma partida de futebol. O jogo, disputado entre o São Paulo Railway e a Companhia de Gás, ocorreu na Várzea do Carmo, em São Paulo (SP). O São Paulo venceu por 4 a 2. O professor William George Morgan inventou o vôlei. O primeiro jogo do novo esporte foi disputado na sede da Associação Cristã de Moços (ACM) em Holyoke (EUA).

1896
O barão de Coubertin instituiu os Jogos Olímpicos da era moderna. Sua primeira edição incluía disputas de tiro de pistola, atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, levantamento de peso, luta, natação e tênis, além da maratona.