Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sacos de lixo ou sacolinhas de supermercado?

26 de julho de 2011

No final do ano, as sacolinhas plásticas de supermercado, que são distribuídas gratuitamente, serão proibidas em São Paulo. Para carregar as compras, as alternativas sugeridas são caixas de papelão, sacolas reutilizáveis – as ecobags – ou sacolinhas à base de amido, que levam seis meses para se degradar, mas que custariam ao consumidor 19 centavos por unidade.
Enquanto se discute qual é o melhor método para carregar compras na rua, paira a dúvida de como passar a descartar o lixo caseiro, já que as sacolas de supermercado costumam forrar lixeiras de banheiros e cozinhas. Na ausência do material, a saída é comprar os sacos pretos ou azuis de lixo.

Mas qual é a diferença dos sacos pretos que estão à venda para as sacolinhas plásticas que são dadas de graça em lojas? Edson Passoni, diretor do Sindicato dos Químicos, Farmacêuticos e Plásticos de São Paulo, diz que o material usado para os recipientes é o mesmo (polietileno). O que muda é a densidade: “Os dois são inertes e isolam o lixo”, afirma. “Antes dos sacos, os resíduos eram deixados em latas que ficavam sujas e contaminadas”.
De acordo com Marcio Freitas, assessor de imprensa da Plastivida, entidade que procura promover a utilização ambientalmente correta de plásticos, o maior interesse é dos supermercados. “Eles deixam de ter despesas dando sacolas ao consumidor e geram receita vendendo os sacos de lixo”, diz. “Ainda por cima, livram-se do próprio lixo fazendo com que o cliente leve as compras em caixas de papelão que seriam descartadas”.
Uma diferença apontada por Freitas é que sacos de algumas marcas têm plástico reciclado na composição, o que não acontece com as sacolinhas gratuitas. “Elas têm contato com alimentos, portanto só podem ser construídas com material virgem”, explica.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que é o sol da meia-noite?

O que é o sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos polos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida sobre os polos, em posições que se alternam de seis em seis...

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

Qual é a origem da loira do banheiro?

Qual é a origem da loira do banheiro?

Existem muitas versões para a famosa lenda urbana da “loira do banheiro”. Uma delas diz que a garota, de 15 anos, adorava matar aula. Certo dia, quando estava escondida no sanitário da escola, escorregou no piso molhado, bateu a cabeça...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Eduardo

    Acredito que é valido deixar de utilizar os sacos do supermercado de forma inadequada, mas os supermercados devem criar uma maneira onde o consumidor não seja prejudicado.
    Já vi que alguns países utilizam sacolas bio degradáveis ou até mesmo, sacolas de papel para realizar o transporte das compras.
    Abraços a todos!
    Eduardo.

    Responder
  2. marcelo silva barroso

    ” Edson Passoni, diretor do Sindicato dos Químicos, Farmacêuticos e Plásticos de São Paulo, diz que o material usado para os recipientes é o mesmo (polietileno). O que muda é a densidade: “Os dois são inertes e isolam o lixo”,”
    ta essa “densidade” afeta positivamente o produto ou nao!? por favor, a materia apenas chegou proximo do objetivo! ou faltou coragem de falar que o saco de lixo preto e mais prejudicial para o meio ambiente ou ao menos equiparar os dois. resumindo, a resposta nao foi dada, e melhor para o meio ambiemte, jogar nosso lixo na sacola do mercado ou no saco de lixo preto?
    vlw
    Marcelo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This