Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As obras do pan

24 de abril de 2019

 

  • Foi previsto um orçamento de 409 milhões de reais para a construção dos ginásios e para a infra-estrutura do Pan. Mas os gastos chegaram a 3,2 bilhões de reais. Por causa disso, a Câmara Municipal do Rio aprovou, em 25 de maio de 2007, a abertura da CPI do Pan, que irá investigar as contas dos jogos.
  • A construção do Centro Esportivo João Havelange previa áreas para futebol, atletismo e outras instalações para treinamento olímpico. Como a Prefeitura não conseguiu apoio privado para tocar a ambiciosa obra, o centro de treinamentos precisou ser adiado. A previsão do custo dessa obra era de 60 milhões de reais, mas custou 380 milhões.
  • A Vila Pan-americana, um conjunto de prédios construídos para abrigar os atletas de 42 países, ocupa uma área de 420.000 m² próxima a Jacarepaguá. Os apartamentos possuem de três a quatro suítes e foram vendidos depois das competições.
  • Em 6 de fevereiro de 2007, o operário Odair Dama da Silva morreu depois de cair nas obras do estádio olímpico do Centro Esportivo João Havelange. O trabalhador chegou a receber atendimento e foi levado ao hospital ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
  • No dia 2 de março, os operários que trabalhavam na obra do Centro Esportivo João Havelange entraram em greve. Os funcionários reivindicavam comida e água potável.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O Pan do Rio

O Pan do Rio

  A mascote da competição do Rio é um solzinho que usa uma camiseta com o logotipo do Pan. A população escolheu entre três nomes em uma votação: Cauê, Luca e Kuara. Cauê, o nome escolhido, vem da linguagem Tupi, onde é usado como nome próprio. No idioma indígena...

Cortados na última hora

Cortados na última hora

  Quatro dias antes do Pan, o esgrimista brasileiro Ivan Schwantes se feriu durante um treino. Ivan e seu irmão, Athos, praticavam alguns movimentos na sala de treinos, montada na Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca. A espada de Athos se...

O tempo fechou!

O tempo fechou!

Uma frente fria atingiu o Rio de Janeiro na última semana de jogos e não abandonou a cidade até o fim do Pan. O vento forte e a chuva acabaram causando alguns problemas. No dia 24 de julho a pira Pan-Americana apagou por causa do vento. Os técnicos correram para...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This