Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Natação

24 de abril de 2019

 

  1. Os primeiros nadadores eram habitantes das antigas civilizações, como gregos, romanos, assírios e egípcios. Entre os anos 500 e 1500, os povos acreditavam que as grandes pragas eram espalhadas por meio da água e evitavam a natação. A partir de 1700, o esporte reconquistou sua popularidade.
  2. Na natação, há um cronômetro ligado a cada raia. Assim que o pé do nadador deixa a borda de saída, ele começa a funcionar. E só pára quando a mão do nadador toca a borda de chegada, fazendo sobre ela uma pequena pressão.
  3. O tempo é registrado automaticamente e aparece no placar eletrônico.
  4. Os nadadores levam entre 200 e 400 milésimos de segundo para reagir à ordem de largada.
  5. No estilo livre, o nadador pode escolher qualquer modalidade. Geralmente, aposta pelo nado crawl, por ser o mais ágil.
  6. Benjamin Franklin era um excelente nadador. A paixão pela água fez com que ele inventasse a primeira roupa de mergulho.
  7. Em 2004, Thiago Pereira quebrou o recorde nacional e sul-americano nos 400 metros medley, que pertenceu a Ricardo Prado por 20 anos. Prado havia vencido a prova nos Jogos Olímpicos de 1984 com um tempo de 4m18s45. Thiago o superou com a marca de 4m17s62.
  8. Uma piscina olímpica tem 1.890.000 litros de água (volume: 1.890m2). Ela mede 50 metros de comprimento e 22,8 metros de largura. São oito raias, cada uma com 2,5 metros de largura. A profundidade mínima é de 1,98 metro. Nas provas de Olimpíadas, ele é de 2,5 metros. Os melhores qualificados nas eliminatórias ficam nas raias 4 e 5, pois são as que têm menos turbulência.
    A temperatura de água é constante: 25º C.
  9. Nas gírias do esporte, “bater na raia” significa inventar desculpas para o mau resultado na prova. “Busca” é quando o atleta aumenta o ritmo para se aproximar do líder. “Tempo monstro” é o que se diz ao nadador que faz um tempo espetacular.
  10. A média de velocidade nas águas é:
    nado crawl              7,2 km/h 


    nado borboleta      6,6 km/h
     


    nado de costas      6,5 km/h
     


    nado de peito         5,7 km/h
     

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This