Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Faltam 12 dias para Museu do Futebol

16 de setembro de 2008

Está confirmada a data de inauguração do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo: 29 de setembro. O museu abrirá as portas para visitação no dia 1º de outubro. Ele não funcionará em dias de jogos no Pacaembu. O ingresso custará 6 reais. Da minha última visita para ontem, muita coisa mudou. Algumas salas estão praticamente prontas.


Fiz a visita de hoje ao lado do curador e agora diretor executivo do museu, o jornalista Leonel Kaz, torcedor do Ameriquinha. O Leonel está com cara de quem tem dormido pouco. Mas o Museu do Futebol está ficando fabuloso. As duas próximas fotos mostram o saguão de entrada de dois ângulos diferentes. As paredes estão sendo forradas com reproduções fotográficas de peças de colecionadores.

]
Esta sala mostra belíssimas fotos dos primórdios do futebol brasileiro, quando o estudante paulistano Charles Miller voltou da Inglaterra com bolas de futebol e um livro de regras. Tem também fotos do cotidiano do início do século XX.

Outra sala que está pronta é a das Copas do Mundo. As fotos misturam cenas de futebol e de fatos importantes de cada época. Ao todo, o visitante poderá ver cerca de 2 horas e meia de vídeos produzidos especialmente para o museu, além das narrações de famosos locutores de rádio e das fichas completas dos 148 times que já disputaram a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro pelo menos uma vez.


O Museu do Futebol tem um salão para exposições temporárias. Apenas ali serão exibidos troféus, camisas, bolas históricas. O espaço será inaugurado com uma exposição da memorabilia de Pelé.

Bem, mas o melhor ficou para o final. Fiquei muito emocionado ao entrar na Sala dos Números e das Curiosidades. Foi a sala que planejei e escrevi com o amigo Celso Unzelte. O projeto visual é de Jair de Souza. Durante a visita, operários estavam colocando as 110 placas no lugar.



Já comecei a imaginar o público enchendo aqueles corredores. Ainda bem que a Praça Charles Miller é bem grande. Tenho certeza que as filas para entrar serão gigantesca.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Rodrigo Ferraz

    Caro Marcelo Duarte,
    O Museu do futebol parece sensacional! Só pelas fotos já dá pra saber que é imperdivel…muito bacana!
    Grande abraço,
    Rodrigo Ferraz

    Responder
  2. MANOEL SANTOS

    OLA MARCELO TENHO UMA CURIOSIDADAE TENHO UM ALBUM COMPLETO E ORIGINAL DA COPA DE 58.PRETENDO VENDELO A INTERESE..

    Responder
  3. Marcelo Duarte

    Eu não coleciono álbuns de figurinhas. Mas, se você quiser anunciar aqui no blog, fique à vontade. Passe os seus contatos e, com certeza, interessados aparecerão. Abraços!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This