Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Jogador de futebol misterioso lança livros e agita os torcedores ingleses

7 de outubro de 2013

Chega às livrarias da Inglaterra na primeira semana de novembro o livro “Tales From the Secret Footballer” (Lendas do Futebolista Secreto).  Uma chamada na capa avisa que o novo volume é do mesmo autor do best-seller “I am the Secret Footballer- Lifting the lid on the beautiful game” (Eu sou o futebolista secreto – Abrindo a tampa desse jogo bonito”), lançado em agosto do ano passado. Do mesmo autor? Como saber? Os dois livros são coletâneas das colunas escritas por um jogador de futebol cujo nome jamais foi revelado. Elas contam bastidores, fofocas e picuinhas do futebol e foram publicadas pelo jornal britânico The Guardian entre janeiro de 2011 e maio de 2013. Como os ingleses adoram um mistério, os textos fizeram muito sucesso e logo se iniciou uma campanha para descobrir a identidade do misterioso jogador.

Quem mais se dedicou à investigação foi o site www.whoisthesecretfootballer.co.uk, que em sua página traz uma série de dicas e uma lista de suspeitos para desvendar o nome do anônimo escritor.  Até o grandalhão Peter Crouch, do Stoke City, figura na lista. Numa enquete criada pelo site, o jogador Kevin Davies (ex-Bolton e atualmente no Preston) aparece como o mais votado, por 18,48% dos internautas.  O The Guardian chegou a dar algumas informações sobre o “Secret Footballer”. Ele é inglês, casado, tem uma filha, não joga na defesa e já passou por pelo menos em quatro clubes da Premier League. Entre os nomes descartados por não possuírem alguma das características anteriores estão Rio Ferdinand e o polêmico Joey Barton.

 

Jogador de futebol misterioso lança livros e agita os torcedores ...

Kevin Davies: suspeito número 1 de ser autor da coluna “The Secret Footballer”

Outra publicação inglesa que abre espaço para os textos anônimos de um futebolista é a revista Four Four Two. A única dica sobre a identidade do colunista é a de que se trata de um jogador que já atuou, em 15 anos de carreira, nas quatro divisões do futebol inglês e na Seleção de seu país. Em fóruns de discussão na internet, os internautas acreditam que a coluna mensal é escrita por Steve Finnan, jogador irlandês que teve uma passagem pelo Liverpool, ou por Robert Earnshaw, zambiano naturalizado galês, que atualmente defende o Cardiff.

A coluna da Four Four Two no mês de setembro

A estratégia de contratar atletas  para revelar o que acontece nos bastidores do esporte sob a condição de anonimato não é exclusividade dos britânicos. A revista da ESPN americana também traz em suas páginas a coluna “Player X”. Há um revezamento semanal entre um jogador das ligas de beisebol, de basquete e de futebol americano, e mais um piloto da Nascar. Além disso, os atletas possuem  blogs individuais no site da emissora. Eles só podem atuar como colunistas durante um ano. Depois, são substituídos por algum outro companheiro de profissão. Sempre anonimamente para que eles nunca se sintam constrangidos a contar tudo o que acontece fora do alcance dos olhos dos torcedores.
Por aqui, a versão brasileira da revista ESPN, que deixou de circular no início de 2013, adotou a mesma prática e publicou a coluna do “Jogador X”  entre setembro de 2011 a novembro de 2012 (15 edições). Tudo o que se sabe é que os textos foram escritos por um jogador ainda em atividade de um grande clube. Abaixo, um pequeno trecho escrito pelo Jogador X sobre os amigos parasitas, que vivem rondando os jogadores de futebol,  veiculado na edição de janeiro de 2012:
“Existe uma profissão no futebol que está mais em alta do que nunca. Não precisa de estudo nem de conhecimentos gerais. Não há necessidade de usar os pés ou chutar a bola. Tampouco de bom condicionamento físico. Quer saber as vantagens? Você frequentará lugares bacanas, quase sempre sem pagar nada para entrar nem para consumir. Estará sempre bem acompanhado de pessoas famosas e mulheres bonitas que poderão, no final da noite, acabar nos seus braços. E poderá ainda, nos finais de semana, desfilar num carrão e pagar de gatinho para as meninas do seu bairro.”

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This