TÊNIS DE MESA

Londres está cheia de mesas de pingue-pongue. Ela é uma das oito cidades inglesas que, do dia 29 de junho a 29 de julho, recebe o projeto Ping England. Trata-se de uma iniciativa da ONG de engajamento social Sing London para promover o tênis de mesa, as atividades comunitárias e o contato da população com o esporte.
Foram instaladas 475 mesas em pontos estratégicos das cidades – praças, museus, cafés, shopping centers, universidades e estações de metrô. O equipamento, que exibe a placa “Stop and Play” (“Pare e Jogue”), pode ser usado à vontade e sem custo algum. É só pegar uma raquete, convencer um parceiro e começar o jogo.

projeto Ping England

A iniciativa já existe desde 2009, mas o fato de Londres este ano sediar os Jogos Olímpicos promete um evento mais completo. Além das mesas, está prevista uma programação de atividades que inclui aulas, promoções e torneiros. A ONG conta, desta vez, com o apoio do governo e da Associação Inglesa do Tênis de Mesa (ETTA).

Quem tiver talento para a produção de vídeos pode participar de um festival de curtas-metragens. Os filmes, que devem ter alguma relação com o tênis de mesa, serão exibidos em arenas olímpicas durante os Jogos. O pingue-pongue pode também ajudar os jogadores a encontrarem sua cara-metade: há mesas exclusivas para solteiros. À noite, algumas mesas serão equipadas com bolas que brilham no escuro. A criatividade é tanta que uma das competições tem algo surreal: quem mandar a foto mais criativa jogando pingue-pongue usando outro objeto no lugar da raquete leva uma mesa para casa.

No ano passado, o evento conseguiu chegar à marca de 100 mil partidas disputadas. Este ano, a expectativa é que se chegue ao dobro disso.

Aproveite para conhecer algumas curiosidades sobre o pingue-pongue:
– O esporte surgiu na Inglaterra em 1890.
– A primeira mesa de pingue-pongue foi uma mesa de jantar e a primeira raquete, um livro! Hoje, elas são feitas de plástico ou madeira.
– O nome oficial do esporte é tênis de mesa. Ele já foi conhecido por flim-flam, whiff-whaff, gossima, pim-pam, pom-pom e tênis de salão. “Ping-pong”, apesar de já ter sido traduzido para “pingue-pongue”, é, na verdade, uma marca registrada de equipamentos de tênis de mesa.
– O tênis de mesa foi considerado um esporte olímpico nos Jogos de Seul, em 1988.
– Os maiores campeões mundiais de tênis de mesa são a China, a Coreia do Sul, o Japão e a Alemanha.
– Há mais de 300 milhões de pessoas no mundo que praticam o tênis de mesa – pelo menos 40 milhões são jogadores profissionais. Isso faz desse esporte o segundo mais popular do planeta. Só perde para o futebol.