Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Festival de tênis de mesa toma as ruas de Londres

29 de junho de 2012

Londres está cheia de mesas de pingue-pongue. Ela é uma das oito cidades inglesas que, do dia 29 de junho a 29 de julho, recebe o projeto Ping England. Trata-se de uma iniciativa da ONG de engajamento social Sing London para promover o tênis de mesa, as atividades comunitárias e o contato da população com o esporte.
Foram instaladas 475 mesas em pontos estratégicos das cidades – praças, museus, cafés, shopping centers, universidades e estações de metrô. O equipamento, que exibe a placa “Stop and Play” (“Pare e Jogue”), pode ser usado à vontade e sem custo algum. É só pegar uma raquete, convencer um parceiro e começar o jogo.

 

British Museum, London | Inexhibit

British Museum

 

Estação St. Pancras de Londres: a mais bonita?

Estação de trem St. Pancras

A iniciativa já existe desde 2009, mas o fato de Londres este ano sediar os Jogos Olímpicos promete um evento mais completo. Além das mesas, está prevista uma programação de atividades que inclui aulas, promoções e torneiros. A ONG conta, desta vez, com o apoio do governo e da Associação Inglesa do Tênis de Mesa (ETTA).
Quem tiver talento para a produção de vídeos pode participar de um festival de curtas-metragens. Os filmes, que devem ter alguma relação com o tênis de mesa, serão exibidos em arenas olímpicas durante os Jogos. O pingue-pongue pode também ajudar os jogadores a encontrarem sua cara-metade: há mesas exclusivas para solteiros. À noite, algumas mesas serão equipadas com bolas que brilham no escuro. A criatividade é tanta que uma das competições tem algo surreal: quem mandar a foto mais criativa jogando pingue-pongue usando outro objeto no lugar da raquete leva uma mesa para casa.

No ano passado, o evento conseguiu chegar à marca de 100 mil partidas disputadas. Este ano, a expectativa é que se chegue ao dobro disso.
Aproveite para conhecer algumas curiosidades sobre o pingue-pongue:
– O esporte surgiu na Inglaterra em 1890.
– A primeira mesa de pingue-pongue foi uma mesa de jantar e a primeira raquete, um livro! Hoje, elas são feitas de plástico ou madeira.
– O nome oficial do esporte é tênis de mesa. Ele já foi conhecido por flim-flam, whiff-whaff, gossima, pim-pam, pom-pom e tênis de salão. “Ping-pong”, apesar de já ter sido traduzido para “pingue-pongue”, é, na verdade, uma marca registrada de equipamentos de tênis de mesa.
– O tênis de mesa foi considerado um esporte olímpico nos Jogos de Seul, em 1988.
– Os maiores campeões mundiais de tênis de mesa são a China, a Coreia do Sul, o Japão e a Alemanha.
– Há mais de 300 milhões de pessoas no mundo que praticam o tênis de mesa – pelo menos 40 milhões são jogadores profissionais. Isso faz desse esporte o segundo mais popular do planeta. Só perde para o futebol.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This