- O jogador argentino Diego Maradona era um dos oito filhos de uma família pobre. Aos 15 anos estreou profissionalmente. Foi o maior jogador do mundo na década de 1980.
- Em 1981, marcou 43 gols em 45 jogos.
- Jogou em quatro Copas do Mundo: 1982, 1986, 1990 e 1994.
- Em abril de 2004, aos 43 anos, Dieguito foi internado às pressas na UTI da clínica Suizo-Argentina, em Buenos Aires. Pesando mais de 100 quilos, hipertenso e com problemas cardíacos – de acordo com especialistas, apenas 40% de seu coração tem funcionamento normal devido aos anos de consumo de cocaína – foi constatado que o ex-craque também sofria de uma infecção pulmonar bilateral.
- A porta da clínica se tornou um ponto de romaria, onde centenas de fãs fizeram vigília e rezaram pela recuperação do ídolo durante todo o período de internação.
- Os médicos negaram que a crise poderia ter sido conseqüência de uma overdose de drogas, pois Maradona teria parado de consumir essas substâncias há algum tempo.
- No dia 29 de abril, ele saiu do hospital sem receber alta do médico e contra a vontade da família. Voltou um mês depois por causa de uma indigestão alimentar, precedida de um estado febril. A indisposição foi causada porque Maradona não respeitou a dieta indicada pelo seu médico particular.
- Não foi a primeira vez que Maradona enfrentou problemas de saúde. Acompanhe os principais episódios:1982 – Pouco depois da Copa da Espanha, quando jogava pelo Barcelona, o craque ficou afastado do time por três meses, devido a uma suposta hepatite do tipo A.
1991 – No dia 17 de março de 1991 jogou sua última partida pelo Napoli. A Federação Italiana descobriu que ele consumiu cocaína antes do jogo e o suspendeu por 15 dias. A Fifa estendeu a suspensão mundialmente.
1994 – O craque não passou de novo no exame antidoping, desta vez na Copa dos Estados Unidos, como você pode ver no link ao lado.
1997 – Maradona foi novamente flagrado no antidoping quando jogava pelo Boca Juniors, e encerrou sua carreira.
2000 – O ex-atleta foi internado em Punta del Este, no Uruguai, com problemas com a pressão arterial, causados pelo abuso de drogas. Por sugestão dos médicos, Maradona fez a primeira de muitas viagens para Cuba, a fim de se livrar da dependência química, mas sem sucesso. - Em 5 de março de 2005, o craque fez uma operação de redução do estômago em Cartagena (Colômbia). A cirurgia foi uma medida tomada para perder peso. Na época, Maradona estava com 128 quilos.
- O jogador estreou em 15 de agosto de 2005 como apresentador de televisão. Ele assumiu o comando de La Noche Del 10, exibido pelo Canal 13 na Argentina. Seu convidado de honra no primeiro programa foi o jogador Pelé.
- Em uma visita ao Brasil, realizada em dezembro de 2005, Maradona foi detido pela Polícia Federal ao causar confusão no aeroporto do Rio de Janeiro (RJ). O craque arrumou briga com as autoridades locais ao perder um vôo para a Argentina.
- Em março de 2007 o jogador voltou a frequentar os quartos de hospitais devido a uma hepatite aguda tóxica. Maradona havia tido uma recaída e voltado a beber. Em Abril ele foi encaminhado para uma clínica de reabilitação para retomar o tratamento contra a dependência.
- Em outubro de 2008, o ex-jogador tornou-se técnico da seleção da Argentina. Maradona já foi treinador do Racing e do Boca Juniors.
Leia também:
Minhas relíquias de Maradona
Frases imortalizadas por Maradona
0 comentários