COPA DAVIS

Dwight Fille Davis, universitário e tenista americano, não estava satisfeito apenas em ganhar os torneios locais. Membro da equipe de tênis da Universidade de Harvard, ele queria enfrentar tenistas de outros países. Em 1900, Davis mandou fazer uma taça de prata e convidou três ingleses para o chamado Campeonato Internacional de Tênis, a primeira competição de tênis entre países. Dia 9 de fevereiro, eles disputaram os jogos em Boston. Vitória dos americanos por 3 X 0. A taça ganhou o nome de seu criador, mais tarde secretário de Estado norte-americano.

O torneio acabou sendo aberto a outras nações. Hoje, o Grupo Mundial, divisão principal, é disputado por 16 países. Desde 1972, os países são separados em duas divisões. Os jogos do Grupo Mundial são sorteados aleatoriamente, enquanto na segunda divisão jogam equipes sempre do mesmo continente na primeira fase. Mesmo com a entrada de profissionais na disputa a partir de 1973, a Federação Internacional de Tênis sempre quis dar uma fachada amadorística à disputa.

Os tenistas da cada país disputam quatro jogos de simples e um de dupla. As vitórias valem 1 ponto na contagem da competição.

Livro de PVC elege os 50 maiores jogos de Copa do Mundo de todos os tempos.