Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As mascotes que quase ninguém conhece

11 de setembro de 2010

Mascotes de Copas do Mundo e de Olimpíadas sempre ganham muita notoriedade. É só ver o caso do leopardo Zakumi, mascote da última Copa. Os produtos que estampavam o animal simplesmente sumiram das lojas. O mesmo não acontece com as mascotes de competições de outros esportes. Vamos conhecer algumas delas.

O Mundial de Vôlei Masculino de 2010 acontecerá na Itália de 24 de setembro a 10 de outubro. A competição tem como mascote um pássaro chamado “Volly”. Ele faz um voo pelo país para apresentar as cidades que serão sede das partidas.

O Brasil já está fora do Mundial de Basquete Masculino, que está sendo disputado na Turquia. Mas será que isso é desculpa para não conhecermos o gato Bascat? O nome vem de “Bas” de basquete e “cat” de gato. No final, o nome lembra o som da própria palavra “basquete”.

 

O cartunista Maurício de Sousa foi o criador da mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares, que acontecerão no Brasil no próximo ano. Ele não tem nome ainda.  O site dos Mundial está fazendo uma votação para escolher entre três nomes: Super Pax (Super Paz, em latim), Arion (O que tem energia, em grego) e Turi (Tocha, em tupi-guarani).

Um mundial de natação também tem mascote. Esta tartaruga vai animar o Campeonato Mundial  de Piscina Curta (25 metros) de 2010, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Bem, hoje em dia, qualquer competição acaba ganhando o seu bichinho.  Por exemplo o Campeonato Mundial de Handebol Escolar de 2010.  O autor foi Ricardo Coelho, aluno do 3º ano do Curso Técnico de Design Gráfico da EPB (Escola Profissional de Braga), em Portugal. Apesar de ter “coelho” no nome, ele desenhou um felino. Difícil é dizer qual é.

 

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Antonio Mier

    Coelho com cara de felino ? Tá na cara que levou “Gato por Lebre” !!!

    Responder
  2. Ciara

    Muito interessante !nunca vi nenhum desses em toda a minha vida ! muito legal 🙂

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha