Com a temporada 2010 do futebol batendo à porta, vale a pena dar uma olhada nos times que vão disputar os 27 campeonatos estaduais — levando em conta o Distrito Federal.
Além do tradicional America carioca — o único sem acento! —, outros cinco Américas vão jogar as primeiras divisões dos estaduais. Em Minas Gerais, são dois: o América Mineiro e o América de Teófilo Otoni. Fora esses, ainda contam com Américas os estaduais de Sergipe, Rio Grande do Norte e Amazonas.

 



A lista de Atléticos é ainda mais extensa. Três deles estão na Série A do Campeonato Brasileiro: o mineiro, o paranaense e o goianiense. Nos Estados, os torcedores ainda encontrarão Atlético de Ibirama (SC), Atlético de Alagoinhas (BA), Atlético Roraima, Atlético Acreano, Atlético Cajazeirense (PB) e o Atlético Ceilandense (DF) — ex-Sociedade Esportiva Ceilandense, que mudou de nome recentemente. Se você perdeu a conta, são nove Atléticos. Tem ainda o Atlético Monte Azul, daqui de São Paulo, que é mais conhecido apenas por Monte Azul. Dá pra organizar um campeonato só com times homônimos!

Outros times que devem ser acompanhados de perto são os quatro Corinthians (SP, RN, PR e AL), quatro Botafogos (RJ, PB, SP e DF), dois Cruzeiros (MG e RO), dois Flamengos (RJ e PI), dois Vascos (RJ e AC) e dois Palmeiras (SP e MT).  Fique de olho também no clássico amapaense entre Santos e São Paulo.
Quer ver mais escudos de times? Confira o livro “Escudos dos Times do Mundo Inteiro”.