Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A criação da NBA

24 de abril de 2019

A primeira liga profissional americana apareceu em 1898, sete anos após a criação do basquete. Organizou um campeonato que reuniu seis equipes, todas num raio de cem quilômetros entre Nova York e Filadélfia. A liga durou até 1903, pois o basquete ainda não era popular e não tinha público. Muitas outras surgiram depois, mas tiveram o mesmo destino.

O moderno basquete profissional teve início em 1949 com a fusão da Liga Nacional, formada em 1937, e a recém-criada Liga da América. Passou a se chamar Liga Nacional de Basquete (National Basketball Association, NBA). No ano de 1967, a NBA começou a ser desafiada por uma liga rival, a Associação Americana de Basquete (American Basketball Association, ABA). Quem lucrou com isso foram os jogadores, que puderam fazer verdadeiros leilões entre as duas ligas para conseguir contratos milionários. A ABA abandonou as competições em 1976. Hoje, a NBA comanda, soberana, os rumos do rico basquete americano. Só o setor de merchandising movimenta 3 bilhões de dólares por ano.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?