Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

7 curiosidades sobre o Wimbledon

24 de abril de 2019

1. O mais famoso torneio de tênis do mundo se chama, na verdade, The Championships (em português, “Os Campeonatos”). Wimbledon é o nome do bairro para onde se transferiu, em 1922, o All England Lawn Tennis and Croquet Club. O clube foi fundado em 1868 e seus 400 sócios têm direito a um passe livre e dois ingressos para todo o torneio. Cada jogador pode levar apenas um convidado.

2. O All England Lawn Tennis and Croquet Club passava por grave crise financeira. Não tinha dinheiro sequer para consertar um aparador de grama, essencial para suas atividades. Por isso, os sócios decidiram organizar uma competição de tênis que pudesse atrair a atenção da aristocracia inglesa. Hoje, o velho aparador está guardado como relíquia na Central Court, a mitológica quadra central.

3.
A data do torneio é marcada como no calendário litúrgico: seis semanas antes da primeira segunda-feira de agosto. As partidas se iniciam com pontualidade britânica: às duas horas da tarde, quando os restaurantes do clube se abrem para servir chá.

4. A competição acontece desde 1877 (nos primeiros quatro anos, o campeonato foi realizado em Oxford), com exceção apenas dos períodos das Grandes Guerras, de 1915 a 1918 e de 1940 a 1945.

5. Apenas 14.329 espectadores cabem na Central Court. Depois da final, ela ganha um ano inteiro de repouso e cuidados especiais.

6.
A tenista brasileira Maria Esther Bueno foi campeã de simples em 1959, 1960 e 1964, e de duplas em 1958, 1960, 1963, 1965 e 1966.

7. Os campeões de simples masculina e feminina tornam-se automaticamente sócios honorários do o All England. A honraria, no entanto, foi negada ao irascível John McEnroe, depois de sua vitória sobre Bjorn Borg, em 1981. No ano seguinte, quando exibiu um comportamento exemplar nas quadras e perdeu para Jimmy Connors na final, é que McEnroe acabou sendo admitido pelos sócios e diretores.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This