Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a ginástica

24 de abril de 2019

1. É um esporte que nasceu na Grécia e no Egito por volta de 2600 a.C. Os romanos adotaram a ginástica como treinamento militar, mas ela desapareceu quando os Jogos Olímpicos foram banidos.

2. A modalidade só voltou em 1811, na Alemanha, por obra do professor Friedrick Ludwing Jahn. Ele inventou também muitos dos equipamentos usados até hoje, como as barras paralelas e horizontal, o cavalo e as argolas. Na ginástica rítmica, os ginastas utilizam corda, bola, arco, maças e fita.

3.  A queda parece ser o erro mais punido na ginástica. Não é. Balançar o braço depois de um salto mortal, um erro quase imperceptível para os espectadores, implica perder meio ponto – mesma punição para quem se estatela no chão.

4.  Quando os ginastas resolvem fazer muitos malabarismos, seus técnicos costumam ficar por perto para prestar socorro em caso de queda.

5. Um erro de cálculo pode representar a morte. Às vésperas das Olimpíadas de Moscou, em 1980, a soviética Yelena Mukhina caiu e quebrou o pescoço enquanto praticava uma das manobras mais perigosas do esporte, o salto Thomas. A atleta ficou tetraplégica e a manobra foi banida da ginástica feminina pouco depois. Desde 2017, ela é interditada a ambos os gêneros.

6.  Nos Jogos Olímpicos, a ginástica é dividida em duas modalidades: a olímpica e a rítmica.

7.  Na ginástica olímpica, os homens passam por oito provas, contra seis das mulheres, em exercícios obrigatórios e livres.

8. Os homens participam das provas de exercício de solo, cavalo, argolas, salto sobre cavalo, paralelas e barra.

9. Já as mulheres participam de exercícios de solo, paralelas assimétricas, salto sobre cavalo e trave.

10. A ginástica rítmica foi incluída nos Jogos Olímpicos de 1984, e só as mulheres competem. A modalidade combina movimentos de corpo com coreografia de pequenos equipamentos, como uma corda, uma bola ou um laço.

Livro apresenta curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Nota de transparência: os links acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas o veículo pode ganhar uma comissão da Amazon.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

2 Comentários

2 Comentários

  1. lavinia

    Eu faso ginastica é muito legal

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This