NEW YORK COSMOSUm dos temas do “Loucos por Futebol” do próximo sábado é o ressurgimento do New York Cosmos, que ficou mundialmente conhecido por ser o clube em que Pelé encerrou a carreira, em 1977. Além dele, jogadores famosos como Carlos Alberto Torres, Franz Beckenbauer e Giorgio Chinaglia usaram a camisa verde do Cosmos, que estava inativo desde 1985 e agora quer voltar a crescer e entrar na Major League Soccer americana.

Fundado em 1971, o New York Cosmos ganhou esse nome porque se inspirou no time de beisebol New York Mets. Assim como “Mets” era abreviação de “Metropolitans”, o “Cosmos” veio da palavra “Cosmopolitans”.
Tudo mudou quando veio o contrato com Pelé, que voltou a jogar, embora já tivesse pendurado as chuteiras. Com isso, o Cosmos ganhou popularidade entre os fãs e a mídia americana, que finalmente começou a dar notícias futebolísticas. Veja abaixo alguns momentos de Pelé no time:

A história do time saiu em 2006 no documentário Once in a lifetime: The extraordinary story of the New York Cosmos (“Uma vez na vida: A história extraordinária do New York Cosmos”), chamado aqui no Brasil de “O mundo a seus pés”. Com orçamento estimado em 1 milhão de dólares, o filme mostra como o Cosmos, de pequeno time em um país que nem ligava para o futebol, conseguiu lotar estádios durante a década de 1970. O documentário foi lançado em conjunto com um livro de mesmo título. Escrito pelo jornalista Gavin Newsham, mostra ascensão e decadência da North American Soccer League (NASL).
Na pesquisa que fiz sobre o time, encontrei à venda hoje  uma camisa do Cosmos usada em um jogo na década de 1970. Apesar de ter “Pele” no título, a descrição do produto não diz que o brasileiro a usou. Mas o precinho é salgado… 7.395 dólares! Uma outra, com o autógrafo do jogador, está bem mais em conta: 783 dólares.  No Brasil, a loja Liga Retrô vende réplicas bem bonitas da camisa usada em 1976.