Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Fatos curiosos

24 de abril de 2019

 

  • O brasileiro Marcos Pontes é o único astronauta profissional da América do Sul.
  • O local de partida da Soyuz (base de Baikonur, no Cazaquistão) é o mesmo de onde partiu Yuri Gagarin, o primeiro homem a voar para o espaço, em 1961.
  • A sensação dos astronautas na volta à gravidade é descrita da seguinte maneira pelo general russo Valery Korzun, do “Centro Yuri Gagarin”: “Parece que você está sendo puxado para o chão, os olhos giram um para cada lado e as pernas ficam tremendo quando você tenta ficar em pé”.
  • A equipe de resgate para o retorno da nave contava com 9 helicópteros russos MI-8 e 3 carros especiais. Estes veículos terrestres seriam utilizados caso os helicópteros não conseguissem se aproximar do local de pouso e, dizia-se, eram capazes de andar “até na Lua”.
  • Nenhum lixo produzido na espaçonave é jogado no espaço, é tudo guardado em compartimentos apropriados durante toda a missão e quando a nave retorna o material é descartado.
  • O vaso sanitário espacial utilizado na nave Soyuz é chamado de WMS (Waste Management Sistem). O astronauta prende os pés no chão com velcro e aciona a privada “sugadora de dejetos”. As primeiras cápsulas que fizeram viagens longas, como a Gemini, possuiam apenas garrafas para que os tripulantes fizessem suas nescessidades.
  • Marcos Pontes levou consigo para o espaço: uma réplica do chapéu de Santos Dumont, uma camisa de seleção brasileira de futebol, uma bola verde e amarela, uma camiseta com o rosto do cosmonauta Yuri Gagarin estampado, dois CDs de música, bloco de desenho, lapiseira, borracha, uma camiseta dos alunos de Bauru (cidade natal do astronauta) e algumas fotos de família.
  • A astronauta brasileiro fez questão de levar para o espaço sua própria lâmina de barbear. Ele tinha medo de ficar com o rosto irritado ao aparecer na televisão por causa do aparelho que vinha no kit espacial.
  • Os astronautas dormem em sacos de dormir que são presos às paredes com velcro. Eles podem dormir em qualquer posição, até de ponta cabeça.
  • No espaço as roupas são lavadas por meio de um sistema nada moderno. Os astronautas colocam a roupa suja dentro de um saco plástico junto com água e sabão. Depois é só sacudir.
  • O macacão de astronauta pesa 32 quilos e é multifuncional. Ele possui sistemas de oxigênio e pressurização, aquecimneto e refrigeração, proteção contra a radiação, lanterna e um sistema de resgate para o caso de algum astronauta se perder no espaço.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923.  ...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This