Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades

24 de abril de 2019

 

  • A estrela do time soviético ganhador da Eurocopa de 1960 foi o goleiro Lev Yashin. O atleta ficou conhecido como Aranha Negra porque sempre jogava com camisa, calção e meias pretos.
  • O atacante da seleção tcheca de 60, Vlastimyl Bubnik, também era jogador de hóquei sobre o gelo.
  • Os espanhóis, anfitriões do campeonato de 64, tiveram que preparar às pressas uma bandeira da União Soviética para colocar no estádio junto com as outras bandeiras nacionais. Desde 1939, ano em que o ditador Franco subiu ao poder, o país havia colocado um fim em todos os símbolos nacionais soviéticos.
  • Os 16.000 dinamarqueses que foram assistir ao jogo entre seu time e a Iugoslávia, na Eurocopa de 1984, deram muita dor de cabeça aos restaurantes de Lyon (França). É que eles acabaram com todas as cervejas vendidas na cidade.
  • Além do tradicional emblema, a camisa oficial do time alemão de 1992 exibia a seguinte frase: “A droga não passará”.
  • Até 1976, se a final do campeonato terminasse empatada, deveria ser disputada uma nova partida. Nesse ano, decidiu-se mudar as regras uma hora antes de seu jogo de encerramento. O ganhador passou a ser decidido nos pênaltis, em caso de empate na prorrogação.
  • A partida entre Alemanha e Rússia pela classificação na Eurocopa de 96 foi adiada porque o Exército Republicano Irlandês (IRA) explodiu uma bomba em Manchester (Inglaterra), local onde ocorreria o jogo. O atentado matou mais de 200 pessoas.
  • Em 2004, a seleção portuguesa venceu a Espanha por 1 a 0 e quebrou um jejum de 23 anos sem vitórias contra o time castelhano. O técnico brasileiro Felipão estava à frente da equipe de Portugal.
  • O alemão Otto Rehhagel se tornou o primeiro técnico a ganhar o campeonato dirigindo a seleção de um país onde não tenha nascido. Ele era o treinador da Grécia.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Há quem diga que se trata de uma tradição inspirada na decoração das casas de ópera italianas, que eram principalmente vermelhas e douradas. Quando os teatros substituíram as óperas, a cor vermelha teria sido mantida. Mas a versão mais aceita é que o vermelho é a...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This